Carboidratos de cadeia ramificada

Os carboidratos são moléculas extremamente importantes para a manutenção e o funcionamento do corpo humano, como também da maioria dos animais. Também chamado de Hidrato de Carbono, os carboidratos são uma das moléculas mais abundantes no meio natural.

Em praxis, os carboidratos são essenciais na biossíntese de vários tipos de moléculas. Em nosso corpo, as funções mais importantes são com fonte de energia e reserva energética. As reservas de carboidratos ficam armazenadas no fígado, no sangue e nos tecidos musculares.

Carboidratos – cadeia ramificada

As cadeias de carboidratos são cadeias carbônicas. As cadeias carbônicas podem ser normais ou ramificadas. As normais podem ser facilmente identificadas graficamente, pois compõem uma linha reta de moléculas da cadeia.

Cadeia normal - carbonos primários e secundários
Cadeia normal – carbonos primários e secundários

Já as cadeias ramificadas geralmente podem ser identificadas quando há uma saliência na linha reta de moléculas. Essas saliências são chamadas de carbonos terciários e quaternários, dependendo da situação.

Nas cadeias normais só há a existência de carbonos primários e secundários. Nas cadeias ramificadas, os carbonos terciários e quaternários são os ramos que saem “para fora” da cadeia.

Cadeia ramificada - Ramos de carbonos terciários e quaternários
Cadeia ramificada – Ramos de carbonos terciários e quaternários

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *