DicasFree.com » História » República velha resumo em tópicos

República velha resumo em tópicos

A república velha foi marcada por uma política de café com leite, com várias conquistas e diversas dificuldades. Entenda mais sobre esse período de forma simplificada em tópicos.

     

Em 1889, a monarquia brasileira liderada pelo imperador Dom Pedro II estava em um processo de desgaste político. Com muitas divergências do império  com o exército e recentemente com os fazendeiros do país (devido a abolição de escravidão em 1888 sem indenização aos ex donos de escravos), a política da oposição caiu como luva no colo dos republicanos.

Aproveitando-se da situação, os republicanos logo trataram de se ligarem ao exército que, por sua vez, efetuou o golpe e regeu o governo provisório. A república instaurada após a queda do império é chamada de república velha, estendendo-se até a revolução de 30 e antes disso houve a república da espada, que foi uma ditadura militar no Brasil ocorrido em meados de 1889 á 1894, sendo considerado o primeiro governo ditatorial no país governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Republica Velha – tópicos

Proclamação da república deu-se no dia 15 de novembro de 1889. O marechal Deodoro da Fonseca, juntamente a alguns regimentos e batalhões, desfazem a câmara pela manhã. No período da tarde seria  proclamado que o Brasil se tornaria um república, através das massas e pelo rádio.

A bandeira como conhecemos foi criada na república velha (foto: reprodução)

A bandeira como conhecemos foi criada na república velha (foto: reprodução)

Governo Provisório 1889 a 1891 – Liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o governo provisório deveria governar o país enquanto a nova constituição fosse feita. Esse período foi chamado república da espada.

Fim da República da Espada 1894 – Após o mandato do militar Floriano Peixoto, o candidato civil Prudente de Morais é finalmente eleito pelos votantes e inicia-se a república oligárquica.

República do Café com Leite 1898 – Iniciada oficialmente no governo de Campos Sales, a política do café com leite visava alternar o poder do país entre paulistas e mineiros, tendo em vista que esses eram os dois maiores produtores de café e leite do país, considerados os estados mais ricos e politicamente fortes. Servindo aos interesses apenas do sudeste, essa política gerou grandes movimentações e revoltas no restante do país.

Fim da República Velha 1930 – Com o país mergulhado na crise 1929, as revoltas sociais e o clima de tensão política estava cada vez mais desfavorável á continuidade da política do café com leite. Por meio de um golpe de estado, o sulista Getúlio Vargas dá fim á essa política e inicia uma nova era no Brasil, que mais tarde se chamaria o estado novo.

Características da República do Brasil

Café – O principal produto de exportação do país, responsável por mais de 70% da renda brasileira, tendo como principal comprador, os Estados Unidos. Os barões do café utilizavam de seu poder político para se consolidar na política do café com leite e seu poder de mando para manipular os votantes nas eleições.

Desenvolvimento – A república velha passou por algumas crises, porém houve um pequeno incentivo ao desenvolvimento industrial no país. Além disso, algumas estruturas promovidas pelos governos, principalmente no sudeste, incrementariam o estilo de vida urbano. O sistema presidencialista permitia as eleições de representantes temporários através do voto. (vale informar que analfabetos e mulheres não tinham direito ao voto)

Regresso ao modelo agro exportador – Como os interesses do barões do café estavam sendo privilegiados pelo governo brasileiro,  houve um regresso de atenção á agricultura do país, onde a maior parte dos investimentos, créditos e ações políticas eram voltadas para facilitar esse setor econômico.

Imigração europeia – Devido o fim da escravidão em 1888, as fazendas brasileiras necessitavam de mão de obra assalariada e o país abriu suas portas para  imigrantes de países europeus viessem para suprir essa demanda. Durante a república foi intensificado o aumento na produção do café devido a chegada dos imigrantes Europeus.

 

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?