DicasFree.com » Variados » Presidente do Senado

Presidente do Senado

Para saber mais sobre as responsabilidades e deveres de se ocupar esse cargo, acompanhe este artigo e conheça os últimos presidentes do senado que o Brasil teve nos últimos 13 anos.

     

O Presidente do Senado, é um importante componente de forma geral na organização do Governo e seus representantes. Para que esse Presidente seja eleito, ele precisa passar por um processo de eleição. Os senadores de vários estados, se reúnem e então fazem a votação para eleger o Presidente do Senado.

Os votos são secretos e também recebem ajuda dos membros da mesa diretora. Além de todas as responsabilidades naturais do Presidente, ele também se torna responsável pelo Congresso Nacional, basicamente são duas casas por onde passam todos os problemas relacionados ao Governo e também quaisquer interesses governamentais.

Renan-Calheiros

Atualmente, o Brasil tem como Presidente do Senado, Renan Calheiros (foto). Todos os assuntos relacionados a política brasileira, governo e afins são automaticamente passados por Renan que juntamente com a Presidente e os demais envolvidos na ala, tomam as decisões necessárias para um país cada vez melhor.

Uma das marcas registradas de Renan na presidência do Senado, é o corte de gastos que o mesmo vem fazendo no tempo em que está ocupando o cargo. Essa prática traz resultados positivos, apesar de lentos. Além disso, já é possível organizar uma agenda para questões relacionadas as duas casas por quem é responsável.

Antes da criação da Presidência do Senado, algumas normas foram observadas. O que realmente impulsionou a prática no Brasil, foi o Reino Unido, em 1889. Depois que houve a proclamação da República, se fez necessária a criação deste cargo no país. Os 81 senadores brasileiros são dirigidos pelo Presidente do Senado.

Presidentes do Senado nos últimos anos

  • Jáder Barbalho do PMDB, atuou no ano de 2001 e é do estado do Pará.
  • Edison Lobão do PMDB, atuou no ano de 2001 e é do estado do Maranhão.
  • Ramez Tebet do PMDB, atuou de 2001 a 2003 e é do estado do Mato Grosso do Sul.
  • José Sarney do PMDB, atuou de 2003 a 2005 e é do estado do Amapá.
  • Renan Calheiros do PMDB, atuou de 2005 a 2007 e é do estado do Alagoas.
  • Tião Viana do PT, atuou no ano de 2007, de Alagoas.
  • Garibaldi Alves Filho do PMDB, atuou de 2007 a 2009, do Rio Grande do Sul.
  • José Sarney do PMDB, atuou de 2009 a 2013, do Amapá.
  • Renan Calheiros, atual Presidente do Senado, de Alagoas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?