DicasFree.com » Saúde » Lista de alimentos saudáveis para os ossos

Lista de alimentos saudáveis para os ossos

Para mais informações sobre os alimentos que fortalecem os ossos, acompanhe este artigo e fique por dentro dos principais alimentos que fazem esse fortalecimento.

     

Saúde dos ossos

Os alimentos são importantíssimos para manter a saúde dos ossos. Eles são fonte de vitaminas e nutrientes, acabando com os problemas relacionados a estrutura óssea. Com o avanço de doenças, surgiram milhares de medicamentos que prometem reforçar os ossos a longo prazo.

Embora sejam eficazes, a alimentação pode ser uma melhor aliada no combate as terríveis dores nos ossos. A perda de massa óssea é um grave problema que vem atingindo mais brasileiros a cada ano. Os que já desenvolveram a osteoporose, estão contados em mais de 5 milhões de pessoas já.

A doença começa aos poucos e agride lentamente os ossos, com uma pequena fratura ele poderá causar uma espécie de rompimento caso seus ossos estejam frágeis. Para evitar o problema, escolha alguns alimentos que indicamos neste artigo para fortalecer toda sua estrutura.

Alimentos

Leite (Foto: Reprodução)

Leite (Foto: Reprodução)

Leite - O leite é rico em fibras, ele poderá fortalecer todas as paredes dos ossos, formando uma estrutura resistente. Contudo, não é indicado a pessoas que tenham intolerância a lactose. O cálcio existente no leite, pode fazer com que você tenha força física por longos anos. Estudos comprovaram que idosos de até 50 anos que ingeriram leite diariamente são mais fortes e resistem a doenças crônicas por mais tempo.

Verduras e frutas (Foto: Reprodução)

Verduras e frutas (Foto: Reprodução)

Verduras e frutas - Como todos sabemos, as verduras e frutas possuem uma grande quantidade de vitaminas A, B, C e D. Elas são responsáveis pelo fortalecimento do corpo em geral. Além disso, podem aumentar a densidade óssea em cerca de 3%Possuindo uma grande quantidade de cálcio, fortificam os ossos e garantem um melhor equilíbrio ao longo da vida. Pessoas que ingerem uma quantidade considerável de verduras e frutas tem menos tendência a desenvolver osteoporose.

Soja (Foto: Reprodução)

Soja (Foto: Reprodução)

Soja - Também beneficiando o fortalecimento dos ossos, a Soja pode ser ingerida de várias formas. Pela manhã, é sempre mais indicado, pois permite que ela absorva as proteínas ao longo do dia. Além disso, faz o papel auxiliador de ajudar os ossos em absorver uma maior quantidade de minerais. É uma das principais indicações feitas por médicos a mulheres que entram na menopausa.

Peixe (Foto: Reprodução)

Peixe (Foto: Reprodução)

Peixes - Por possuir uma grande quantidade de Ômega 3, os peixes fortalecem sua estrutura óssea também. Você não tem contra-indicações no consumo de peixes (a não ser que apresente alergias). Ele é muito saudável, saboroso e possui grandes quantidades de vitamina D e cálcio. Hoje em dia, um dos principais remédios contra doenças ósseas estão ligadas aos óleos de peixes.

Castanhas (Foto: Reprodução)

Castanhas (Foto: Reprodução)

Castanhas - Segundo estudos feitos recentemente nos EUA, o ômega 3 encontrado em castanhas pode ser um dos principais fortificantes para ossos já encontrados no mundo. Pode estar em castanhas como o pistache, o amendoim e as amêndoas. A longo prazo, fazem a proteção dos ossos.

Tomate (Foto: Reprodução)

Tomate (Foto: Reprodução)

Tomate - O tomate é o tipo de alimento que costumamos ingerir diariamente, ele é importante para os ossos por possuir uma grande quantidade de magnésio, fósforo, potássio, ferro e manganêsEssas substâncias são capazes de fortalecer ossos fracos em questão de alguns meses da ingestão do tomate. Também possui várias vitaminas, como a A e a C. Pode ser preparado em molhos e saladas.

Alimentos ricos em vitaminas (Foto: Reprodução)

Alimentos ricos em vitaminas (Foto: Reprodução)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?