DicasFree.com » Escolar » Limite dos recursos naturais e da energia Resumo escolar

Limite dos recursos naturais e da energia Resumo escolar

Os recursos naturais e a energia são fontes que precisamos diariamente. Não existe vida sem ar, água e energia. Por isso, a conscientização para medidas sustentáveis é a melhor opção. Para saber mais, confira o artigo a seguir.

     

Limite dos recursos naturais e da energia

A terra é o único planeta que encontramos vida, segundo estudos científicos. Apesar dos seres humanos acreditarem fielmente que são donos da terra, nós apenas fazemos parte dela como inquilinos, bem como do sistema solar. O espaço que ocupamos, a água, o ar e a energia solar, é do que precisamos para sobreviver.

Quando esses recursos naturais se vão ou chegam em seus limites, a terra começa a se defender. É exatamente por isso, que vemos tantas catástrofes acontecendo nos últimos tempos.  Mais da metade do planeta é concentrado em água, contudo, nós podemos consumir apenas 2% dela.

O que aconteceu foi que, em um curto período de 200 anos, a evolução tomou proporções absurdas. Claro que a qualidade de vida hoje em dia é bem melhor, bem como a vida dos habitantes de outras regiões do mundo. O problema é o excesso de consumo e desperdício que vem ocorrendo há tanto tempo. Como se esperava, a natureza acabou por se denegrir.

O problema foi que, no decorrer destes 200 anos apenas, a população aumentou 7 vezes desde 1800. Ou seja a população mundial, que era de 1 bilhão de pessoas, passou para 7 bilhões. Consequentemente, a economia aumentou e a degradação dos recursos naturais também.

Nós entendemos que existem recursos renováveis, o problema é que esses recursos não são suficientes para combater todo o mal que os próprio homem planou. Hoje em dia, o planeta teria capacidade para abrigar todos os habitantes, se houvesse controle no consumo dos recursos.

A Terra é o lugar onde todos os seres vivos moram, por isso é necessário que todos tenham a conscientização de mantê-la.

Planeta Terra (Foto: Reprodução)

Alguns hábitos comuns, como poupar água, pode ajudar, bem como economizar energia. O que temos em vista, é que a capacidade de regeneração já foi ultrapassada com o nível de consumo que estamos acostumados. O máximo de habitantes que a terra suportaria é de 5 bilhões.

Se o consumo adotado fosse parecido com o sistema africano, teríamos condições de viver tranquilamente aqui, sem riscos. Podendo até mesmo conter até 9,5 bilhões habitantes. Mas  chegamos a conclusão que a terra não suporta mais. Então, a única opção que temos é encontrar outro planeta para viver ou a conscientização dos seres humanos. No qual a segunda opção parece ser mais sensata.

O que vem sendo registrado, é que a terra não conseguirá acompanhar o desenvolvimento humano. Se não houver medidas sustentáveis, não haverá capacidade de vida em alguns anos. A orientação é repôr tudo aquilo que for extraído do planeta, para manter seu equilíbrio.

Já no caso da energia, quanto mais utilizada, mais necessário será extrair seus recursos para mantê-la. Por isso, todos precisam se conscientizar de que o planeta não é um lugar apenas para morar, ele precisa de cuidados que devem partir de todos os cidadãos e estes mesmos cuidados devem ser passados aos seus filhos e consequentemente ás gerações futuras.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?