DicasFree.com » Saúde » Dor de estômago

Dor de estômago

As dores de estômago podem apresentar causas bem simples como aversão a alguns alimentos ou até problemas mais sérios como doenças ou câncer no estômago. Para saber mais sobre esse mesmo assunto, confira este artigo!

     

Dor de estômago

A dor de estômago é um sintoma decorrente de várias doenças e problemas. Ela pode ser causada pela aversão do organismo a algum alimento ou até disfunções como gastrite e excesso de gases. Em acompanhamento, geralmente estão os vômitos, azia, entre outros. É importante que você identifique em que perfil encaixa sua dor.

Gases - Quando acompanhada de gases, geralmente indica problemas com prisão de ventre. O tratamento é básico e pode ser realizado através de maior ingestão de líquidos e até alguns tipos de massagens abdominais. Você também poderá seguir uma dieta com base nos alimentos que impedem a prisão de ventre.

Diarreia - Nesse caso, os sintomas indicam gastroenterite. Recomenda-se a ingestão de grandes quantidades de líquidos como água, soro caseiro e chá. Para tentar abrir o apetite, é importante que pouco a pouco seja ingerido alimentos leves como frutas, arroz ou biscoito de maisena. Outros sintomas aparecerem, como:

O estomago é uma parte importante do aparelho digestivo.

Estomago (Foto: Reprodução)

  • Febre
  • Calafrios
  • Vômitos frequentes

Dirija-se a um pronto socorro de imediato.

Dores após a refeição - Em casos mais graves, as dores decorrentes das refeições indicam úlcera gástrica. A sensação provocada é a de azia (sensação também obtida quando se deita), recomenda-se que evite a ingestão de alimentos gordurosos ou de difícil digestão, como:

  • Frituras
  • Picanha
  • Embutidos
  • Leite de vaca
  • Pimentão com casca
  • Milho

Vômito - Quando acompanhadas de vômito, as dores indicam problemas com gastrite. Ou em âmbitos menos comuns, a intoxicação alimentar. O mais indicado é que procure o consultório médico mais próximo.

Dor após endoscopia - Esse é o único tipo de dor considerada normal até aqui. Devido o injetamento de uma substância que pode ser trabalhosa até sua eliminação na hora da endoscopia. Você apenas precisará repousar e esperar que o desconforto simplesmente passe.

Quando a dor for frequente ou superior a 48 horas, procure o seu médico. Em casos mais agravantes, ela está acompanhada de perda de peso, vômito ou fezes com sangue. Esses são os sintomas que associados a dor de estômago indicam câncer.

O que fazer?

Em casos de surgimento da dor de estômago, apenas repouse. Sua cabeça deve ficar mais alta que o corpo, é recomendado que tome chá de espinheira santa e soro caseiro. Contudo, o seu médico deve ser consultado antes de mais nada, já que as dores podem ter causas e orientações distintas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?