DicasFree.com » Saúde » Alimentos para proteger o coração e limpar artérias

Alimentos para proteger o coração e limpar artérias

Aqui, você descobrirá os alimentos que ajudam a proteger o coração e a limpar artérias. Veja quais são os benefícios de cada um desses alimentos. Confira!

     

Quando as artérias estão entupidas o sangue não flui facilmente, podendo prejudicar a função de um órgão ou de um sistema inteiro. Já o coração tem a função de bombear o sangue oxigenado que vem dos pulmões para todo o corpo, direcionando o sangue desoxigenado, que voltou para o coração até os pulmões para ser enriquecido de oxigênio novamente.

Sendo assim, mudar para um estilo de vida saudável é essencial para manter as funções do organismo. Uma refeição saudável é fundamental, pois existem sucos que ajudam a desintoxicar o corpo, assim como alimentos que ajudam a limpar as artérias e proteger o coração. Veja a seguir alguns desses alimentos:

• Abacate: O abacate ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue, principalmente quando são consumidos diariamente. Pois, abaixa o nível de LDL e aumenta o HDL, sendo que o HDL é conhecido como o “colesterol bom”, que auxilia ao manter as artérias livres de obstruções.

• Romã: O romã é uma fruta composta por fitoquímicos e agem como oxidantes, logo, protegem as artérias de muitos danos.

• Açafrão-da-terra (cúrcuma): Ingrediente que age como anti-inflamatório, dado que age favorecendo a redução de inflamações nas artérias, incluindo também a proteção das paredes arteriais, que possibilita a diminuição de coágulos nas artérias.

• Aspargo: Abaixa a pressão arterial e junto previne coágulos sanguíneos, que ocasionam doenças cardíacas, pois o aspargo limpa de forma natural as artérias. Além disso, possui abundância de fibras e minerais, incluindo vitaminas K, B1, B2, C e E.

• Brócolis: O brócolis evita que o cálcio cause danos nas artérias, pois é rico em vitamina K, incluindo as fibras, que favorecem a redução dos níveis de pressão arterial e colesterol.

• Caqui: Reduzem o LDL e triglicérides, pois o caqui possui antioxidantes e polifenóis. O caqui também possui fibra, que auxilia ao regular a pressão arterial, mantendo as artérias limpas.

• Espirulina: Mantém os níveis de lipídeos no sangue regulados, além de ser uma fonte de proteína, que contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita para manter a saúde. Espirulina, relaxa as paredes das artérias, mantém o equilíbrio arterial, incluindo os níveis de gordura no sangue.

• Canela: Esse tempero colabora na redução dos níveis de colesterol, além de eliminar as placas no interior das artérias. Compreenda que a canela possui antioxidantes, que beneficia a saúde cardiovascular, defendendo os processos de oxidação no sangue. Porém, pessoas hipertensas devem prestar atenção, pois a canela dependendo do caso pode aumentar a pressão arterial.

• Cranberry: Aumenta os níveis de colesterol HDL e reduz o colesterol LDL, pois cranberry é rico em antioxidantes. Além disso, o uso diário ajuda a reduzir riscos de doenças cardíacas.

• Chá verde: Chá caseiro que contém catequinas, substância que complica a absorção de colesterol. Sendo assim, dois copos diários já ajudam os níveis de lipídios no sangue, incluindo a redução da obstrução das artérias. Compreenda que o chá verde aumenta o metabolismo, ajudando na perda de peso e favorecendo a saúde cardiovascular.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?