DicasFree.com » História » Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos resumo completo

Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos resumo completo

Os Tigres Asiáticos são representados por países da Ásia que experimentaram desenvolvimento acelerado. Saiba mais sobre sobre essa nomenclatura aqui no Dicas Free.

     

Ainda nos contextos históricos da Guerra Fria, algumas nações que não estavam sob o sistema comunista representado pela União Soviética, tiveram de se erguer para conseguir mercado e representatividade no cenário econômico mundial. Principalmente na Ásia, muitos desses países eram essencialmente pobres e de pouca economia competitiva como a Coréia do Sul.

No entanto, a partir de 1960, quatro nações asiáticas experimentaram um grande crescimento econômico e industrial, fator que além de alavancar a economia, foi de vital importância para o aumento dos índices de IDH, da melhoria estrutural nas cidades, da renda per capita e da representatividade no comércio internacional.

Coreia do Sul - Um dos Tigres

Coreia do Sul – Um dos Tigres

Essas quatro nações foram e ainda são a Coréia do Sul, Singapura, Taiwan e Hong Kong. Com incentivos fiscais para o recebimento de empresas multinacionais em seus territórios, Singapura, Taiwan e Hong Kong expandiram mercado e se industrializaram rapidamente. A Coréia do Sul teve o crescimento primeira baseado em empresas familiares como a Samsung e a Hyundai, apesar de terem aberto espaço para outras empresas posteriormente.

Devido a ferocidade e a força econômica alcançada em tão pouco tempo, esses países ficaram conhecimentos internacionalmente como os Tigres Asiáticos.

Os Novos Tigres Asiáticos

Devido ao capital inserido pelos próprios Tigres Asiáticos e também pelas estratégias individuais de cada país da região, outras nações atualmente estão experimentando um rápido crescimento econômico e industrial semelhante ao dos Tigres. Apesar de ainda não possuírem mão obra qualificada, entre outras questões sociais, essas nações estão entrando para o mercado com grande peso.

São chamadas de Novos Tigres Asiáticos, Novíssimos Tigres ou Tigres Asiáticos de Segunda Geração e são representados atualmente pelos países da Malásia, Filipinas, Tailândia e Indonésia, que também possuem o mesmo modelo voltado a exportação dos primeiros Tigres.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?