DicasFree.com » Saúde » Sinais de gravidez e sintomas de gravidez na adolescência

Sinais de gravidez e sintomas de gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência pode acarretar em riscos a saúde da mulher, além de problemas sociais e familiares. Confira os sintomas da gravidez aqui no Dicas Free.

     

Gravidez é um assunto difícil. A maioria das pessoas tentam evitar ter um filho atualmente, devido aos gastos e a mudança brusca na rotina e estilo de vida quando se tem um bebê. Não é economicamente viável ter filhos antes de uma certa estabilidade, e também não é muito aconselhado ter filhos muito jovem.

Principalmente para mulher, a adolescência é pior fase para engravidar. Isso porque o corpo de uma adolescente já pode receber um bebê, mas não significa que esteja pronto para isso. A gravidez pode comprometer a saúde da mulher e também a vida do próprio filho.

Gravidez na adolescência pode trazer riscos

Gravidez na adolescência pode trazer riscos (Foto: reprodução)

Sintomas da Gravidez

O principal sintoma da gravidez é atraso anormal da menstruação. Isso acontece porque todo o material orgânico que normalmente é descartado todo mês (na menstruação) está sendo utilizado para nutrir o zigoto, garantindo-lhe um desenvolvimento saudável e possível no corpo da mulher.

Além disso, o aumento nos seios é um dos primeiros a serem perceptíveis. Ficam maiores, com veias mais aparentes e com os bicos mais escuros e duros. Náuseas e vômitos (principalmente no período matinal), dores de cabeça, cansaço, aumento na frequência urinária, desejos alimentares diferentes, mudanças no olfato e no paladar e tonturas também figuram como os mais frequentes sintomas de gravidez.

Na adolescência

A gravidez na adolescência segue os mesmos padrões, porém algumas informações devem ser explicitadas. Por ainda estar jovem, o ciclo menstrual na adolescência ainda pode estar irregular, causando confusão para saber sobre um possível estado de gravidez só por esse sintoma.

Os outros sintomas são exatamente os mesmos, porém com a diferença de serem muito mais fortes e agressivos na adolescente. Devido a imaturidade no corpo, a gestação geralmente é problemática e difícil, podendo dificultar o nascimento ou abortar naturalmente, e em casos extremos, levar a menina ao óbito.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?