DicasFree.com » História » Reforma protestante resumo

Reforma protestante resumo

A Reforma Protestante foi um movimento religiosos que conseguiu mudar o mundo europeu de forma avassaladora. Entenda como se deu o desfecho desse importante fato histórico.

     

Como todos sabemos, a Europa passou séculos sendo essencialmente católica apostólica romana, servindo os pretextos e conceitos da igreja, tendo ela como principal influência política e espiritual.

Essa influência religiosa acabou por ditar os rumos históricos de muitos países europeus por muito tempo. Após a Idade Média, logo no início da modernidade, um movimento iniciado na Alemanha mudaria de uma vez por todas a religiosidade e política de muitos países europeus.

A Reforma Protestante

Já há muito tempo, muitas pessoas na Europa se viam insatisfeitas com as ações da igreja. As práticas e proibições já faziam sentido para a espiritualidade do povo e para os negócios dos burgueses. A insatisfação vinha especialmente com a cobrança de indulgências feitas pela igreja, com o condenamento da usura e com os casos de abusos por membros do clero.

Martinho Lutero

Martinho Lutero

Antes mesmo do reformador articular suas ideias contra a igreja católica, vários pensadores já demonstravam antipatia com as ações da igreja católica, seja por meio de declarações públicas, seja por meio de publicações textuais. É importante  entender que esse processo de desencantamento com a igreja já vinha se acumulando e se solidificando há algum tempo.

A reforma partiu de um membro do Clero da Alemanha no século XVI chamado Martinho Lutero. Indignado com essas e muitas outras contraversões da Igreja Católica, Lutero inicia estudos bíblicos que possam comprovar os erros de sua instituição e com isso formula 95 teses que denunciavam os erros católicos.

Tudo ficaria explicito quando no dia 31 de outubro de 1517, Lutero cola as 95 teses na porta da igreja do castelo Wittenberg. Para evitar de ser condenado e morto pela igreja, Lutero se articulou com poderosos burgueses e membros da nobreza que apoiaram suas ideias. Outros reinos europeus também se mostraram interessados nas teses de Lutero e se posicionaram a favor de um novo ordenamento religioso.

Efeitos da Reforma

Matinho Lutero foi excomungado da igreja católica e por isso se viu compelido a iniciar uma nova igreja com o apoio que tinha. Essa igreja ficou conhecida como a igreja luterana e serviu como uma alternativa para quem queria se ver livre dos abusos católicos na Europa.

Essa separação de instituições religiosas acabou por contaminar grande parte da Europa. A partir desse primeiro movimento reformador, outros movimentos parecidos se iniciaram e também fundaram novas concepções religiosas como o calvinismo e o anglicanismo.

Todas essas novas religiões que se opunham a igreja católica ficaram conhecidas como Religiões Protestantes. Como reação a todo o espaço e poder perdido, a igreja católica elaborou uma Contra Reforma que visava sérias proibições de circulação das ideias protestantes, principalmente nos países ibéricos (Espanha e Portugal) e na Itália.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?