DicasFree.com » Estudos » Qual a diferença entre fruto ou fruta?

Qual a diferença entre fruto ou fruta?

Confira nesse artigo a diferença entre fruto, fruta e pseudofruto. Saiba as suas singularidades e as suas divisões em meio biológico.

     

Mesmo sendo palavras muito parecidas, fruto e fruta possuem uma grande diferença em questão de classificação, cada uma se destina a uma estrutura, sendo ainda comparadas com um pseudofruto, que também possui a sua singularidade.

Mesmo sendo muito parecidas, a diferenciação dessas palavras é bem fácil de fazer. Observe:

Fruto

Veja o porque do fruto ou da fruta.

Veja o porque do fruto ou da fruta.

O fruto é destinado a parte botânica da planta, onde o órgão é responsável por disseminar as sementes e proteger toda a sua estrutura. Ele é dito como a fecundação dos ovários das plantas com as flores e são vistas ainda nesse meio como detalhe típico das angiospermas.

Fruta

A fruta é o nome comum dado aos frutos que são consumidos, vendidos e comercializados, tais como a banana, a uva, a maçã e o melão. As frutas normalmente possuem um gosto adocicado, menos o tomate, que mesmo sendo um fruto, possui características diferentes.

O pseudofruto é um fruto que possui toda ou quase toda a sua estrutura carnosa, mas que não se originam do ovário da flor, tem por essência outras partes florais. Um bom exemplo dessa classificação são os cajus.

Podemos classificar o pseudofruto em três partes, a simples que se destina quando o fruto se dá pela mudança de um receptáculo floral, a composta que provêm dos penduculos florais com múltiplos ovários; e os pseudofrutos múltiplos que são as consequências dessas agrupações de ovários.

Essas diferenciações em termos botânicos possui uma estrema importância e por isso não deve ser confudida em meio biológico e nem em interpretação da língua portuguesa.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?