DicasFree.com » Biologia » Qual a função do sistema cardiovascular?

Qual a função do sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular é um dos mais importantes do corpo humano, necessitando sempre de um bom funcionamento para garantir a vida do indivíduo. Saiba mais sobre o assunto aqui no Dicas Free!

     

Função

De forma geral, podemos afirmar a princípio que o sistema cardiovascular é responsável por transmitir a todas as células do corpo, a quantidade necessária de sangue para as manter em funcionamento. O sangue, por sua vez, transporta principalmente o oxigênio e outros nutrientes para as células façam suas sínteses proteicas.

Células Sanguíneas

As células sanguíneas são passadas por tubos do corpo humano. Esses tubos são ligados a cada ponto do corpo que necessita receber alguma quantidade de sangue. Para entender melhor, podemos comparar esses tubos a rodovias que ligam todas as partes de uma cidade.
Artérias e veias

Organizado e funcional

Seguindo os caminhos corretos, nós certamente chegaremos ao lugar onde desejamos. O sistema cardiovascular funciona dessa mesma maneira. Todos os pontos do corpo, ou células, necessitam das células sanguíneas. Essas, só podem chegar a seu destino se passarem por esses tubos

O responsável por toda organização é o sistema cardiovascular. Ele faz a ligação de todas as partes do corpo, ligando a todas elas, o sangue. Ele é também responsável por fazer outras ligações como o transporte necessário de oxigênio para o pulmão, que também é feito através da corrente sanguínea. Pela transmissão de nutrientes ao organismo e a transportação correta de hormônios ao corpo.

Todas essas ligações tem como objetivo principal, o funcionamento perfeito do corpo humano e de cada órgão em si. Além disso é o principal motivador e impulsionador das batidas corretas do coração. Dessa forma, os possíveis problemas nesse sistema como o entupimento das artérias, a diminuição da pressão sanguínea, entre outros, pode ocasionar do desequilíbrio total das funções do corpo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?