DicasFree.com » Escolar » Pontos extremos do Brasil

Pontos extremos do Brasil

Para saber maiores informações sobre os pontos extremos do Brasil, acompanhe este artigo e fique por dentro dos assuntos relacionados a eles.

     

Brasil

Dentre os países da América Latina, o Brasil é o maior. Está localizado numa posição que chamamos de centro-oriental. Além disso, sua área territorial calcula-se numa média de 8.547.400,5 km². Esses percentuais são correspondentes a informações diferentes, bem como:

  • Ocupação referente a 1,6% da Terra
  • maior país do mundo

Na lista até nós, temos em primeiro lugar a Rússia, segundo o Canadá, terceiro a China, quarto o Estados Unidos e em quinto e último o Brasil. O território chega a possuir cerca de 6% das terras emersas no globo. Também possui um percentual referente a 20% do continente americano.

O nosso país é cortado pela linha do Equador ao norte e em relação ao sul, o que o corta é o Tropico de Capricórnio. No território do hemisfério sul ocupa 93% e  92% em relação a zona tropical. É um país gigantesco que possui pontos extremos, sendo esses norte, sul, leste e oeste. Vamos saber quais são:

Pontos extremos

Pontos extremos do Brasil (Foto: Reprodução)

Norte – nascente do Rio Ailã, Monte Caburaí, Roraima

Monte Caburaí (Foto: Reprodução)

Sul – Arroio Chuí,  Rio Grande do Sul

Arroio Chuí (Foto: Reprodução)

Leste – Ponta do Seixas, Paraíba

Ponta do Seixas (Foto: Reprodução)

Oeste – nascente do Rio Moa, Serra Contamana, Acre

Rio Moá (Foto: Reprodução)

As distâncias entre um ponto e outro estão calculadas em mais de 4.000 quilômetros. Mais ou menos, dependendo da horizontal ou vertical.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?