DicasFree.com » Bebê » Pele do bebê descascando

Pele do bebê descascando

Desde o nascimento é preciso cuidar bem da pele do bebê para que ele não tenha irritação, e passe da fase de renovação e pele mais rápido, os cuidados começam nos banhos e se estendem até a troca de fraldas.

     

A maioria dos bebês nascem com a pele saudável e macia, isso por que enquanto esteve na barriga da mãe, foi envolvido por um liquido amniótico, que serve como manto protetor impedindo que a pele fica enrugada e/ou úmida demais. Depois que nasce, essa proteção é perdida, mas a pele continua macia e necessita de cuidados especiais até pelo menos a terceira idade.

Essa mesma pele se mantem muito fina até os 6 meses de idade, para protegê-la é recomendável não besuntar a pele do bebê com muitos produtos. O ideal é utilizar somente algodão umedecido em água morna para fazer limpeza sempre que trocar a fralda e sabonete e shampoo de banho neutros. É importante ficar atento quanto a qualidade do produto que precisa ser dermatologicamente testado.

Após os 8 meses de vida, é comum que a pele do bebê fique ressecada após os banhos. Isso acontece porque as propriedades do sabonete ou do shampoo ainda que sejam neutros, tiram a lubrificação natural da pele. Para evitar esse ressecamento, é bom utilizar uma gota de oléo para bebê na água de banho, ou usar pequena quantidade de loção hidratante preservando sempre as áreas mais sensíveis – umbigo, rosto e genitais.

Por ser constituída de um grupo de células, a pele se regenera ao longo do ciclo da vida. Essa renovação de pele acontece desde quando o bebê ainda está dentro da barriga da mãe. Portanto, se a pele descascar, ficar vermelha ou escamar após o nascimento, principalmente nas áreas como os pulsos, joelhos e pés é porque a mesma está se adaptando à exposição ao ar. É normal acontecer esse episódio. O importante é utilizar da orientações corretas quanto aos cuidados específicos para cada fase do bebê.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?