DicasFree.com » Biologia » O que são aminoácidos essenciais

O que são aminoácidos essenciais

Os aminoácidos são extremamente importantes para o funcionamento de nosso corpo. Aprenda qual a serventia dos aminoácidos essenciais clicando no post!

     

Os aminoácidos são moléculas orgânicas de essencial importância para as funções celulares e de toda a operação geral metabólica. Essas moléculas são normalmente classificadas contendo em sua cadeia ao menos um grupo de carboxila e um grupo amina, o que leva o nome geral.

Cadeia de aminoácido

Cadeia de aminoácido

É por meio da síntese celular que os aminoácidos podem ser ligados para formar as proteínas, grupos importantes para as funções do corpo humano. Isso acontece através das ligações petídicas entre aminoácidos, formando a matéria prima mais importante para todos os tecidos do corpo.

Aminoácidos Essenciais

São atribuídos ao ser humano, cerca de 20 tipos de aminoácidos necessários para sua sobrevivência e manutenção das funções biológicas. Desses 20, 9 são considerados aminoácidos essenciais pelo fato de não serem produzidos pelo organismo.

Para adquirir todos esses aminoácidos, o corpo utiliza da alimentação como principal porta de entrada. Em uma dieta balanceada com vários tipos alimentares deverá fornece-los para que o corpo possa trabalhar normalmente.

Os aminoácidos essenciais são a Lisina, Metionina, Isoleucina, Leucina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Histidina, e Valina.

Aminoácidos não essenciais ou condicionalmente essenciais

São chamados de condicionalmente essenciais os aminoácidos que não necessariamente precisem ser requisitados pelos organismo. Isso acontece dependo de cada pessoa. Muitas vezes, devido a alguma enfermidade ou estado de saúde, algumas pessoas precisam ingerir alguns tipos de aminoácidos. Também pode acontecer no desenvolvimento infantil ou no envelhecimento.

Esses aminoácidos podem ser a  Glicina, Prolina,  Serina,  Aspártico, Tirosina e a Cisteína.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?