DicasFree.com » Questões Sociais » O que é bullying corporativo

O que é bullying corporativo

O Bullying pode acontecer em diversos tipos de ambientes até mesmo fora dos muros escolares. Entenda como funciona o Bullying corporativo!

     

Por muitas vezes, o bullying é relacionado aos ambientes propriamente escolares. Essa associação não é por acaso, tendo em cista que a própria palavra foi criada mediante a situações que aconteceram dentro do universo pedagógico das escolas dos Estados Unidos. Porém, isso pode acontecer em diferentes ambientes, mesmo fora dos muros das escolas.

Seja nos colégios, em casa, nos círculos familiares, no trabalho, nos templos espirituais e em espaços públicos, o bullying é uma ferramente de repressão e humilhação altamente efetiva e que pode causar danos profundos na psique do indivíduo que sofre esse tipo de agressão, seja verbal ou física.

Bullying corporativo

O Bullying corporativo é a modalidade que se dá ao bullying cometido dentro dos espaços de convívio do ambiente de trabalho. Nesse caso, a presença de agressão física é muito menos comum, mas a falta não contribui em nada para a diminuição do fator psicológico da ação.

bullying

Acontece quando os colegas de trabalho ou os chefes passam a discriminar ou humilhar, mesmo que disfarçadamente um indivíduo em específico ou um grupo de indivíduos. Os motivos para isso vão desde a estabilidade no cargo (para o caso dos chefes) até a concorrência para subir na empresa.

Os efeitos do bullying corporativo podem ser diversos. A depressão, a ansiedade e perda da autoestima estão entre os mais comuns. Todos eles afetam diretamente a vida profissional e pessoal de quem o sofre, afetando as relações pessoas, o comportamento e a produtividade no trabalho.

A melhor forma de evitar ou findar esse tipo de comportamento alheio é se precaver reunindo provas como gravações, e-mails e testemunhas para comunicar aos superiores na empresa. Caso seja necessário, contatar um advogado pode ser bem efetivo. O agressor só irá parar quando se sentir realmente ameaçado ou quando perder algo. Consultar-se em um psicólogo também é uma boa saída pra conseguir enfrentar o problema psicologicamente.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?