DicasFree.com » Questões Sociais » NAFTA resumo completo e paises membros

NAFTA resumo completo e paises membros

O NAFTA é um dos acordos econômicos internacionais que envolvem os países da América do Norte. Saiba mais sobre esse acordo e quais países estão envolvidos.

     

Os acordos ou tratados econômicos tem como principal finalidade unir os interesses em comum (ou a troca de interesses) de países vizinhos ou com pretensões parecidas. Normalmente, a sofisticação econômica dos envolvidos consolida uma força e espécie de “protecionismo” entre os países participantes.

Na América do Sul, temos o acordo econômico conhecido como Mercosul, que abrange a maioria dos países do continente, inclusive o Brasil.

Na América do Norte, um acordo parecido com o nosso se estende entre os três grandes países do continente, México, Estados Unidos e Canadá, o NAFTA.

Bandeiras do Nafta

Bandeiras do Nafta

O tratado NAFTA

O NAFTA (em inglês North America Free Trade Agreement) ou Tratado Norte Americano de Livre Comércio, tem como principais objetivos específicos derrubar as barreiras alfandegárias entre os países que participam do bloco, aumentar a produção e exportação dos países como também sua economia e reduzir os custos de comércio entre eles.

Os países membros se beneficiam com as facilidades de comércio entre eles, tendo em vista que os Estados Unidos, como potência mundial, tem o Canadá  e o México como importantes consumidores de seus produtos. Estados Unidos e Canadá podem instalar suas empresas no México pela mão de obra mais em conta e o México, além de diminuir o desemprego em seu território, comercializa seu petróleo diretamente com os Estados Unidos.

Nessas condições, o NAFTA tem em média um PIB de 3,03 Trilhões de dólares, tornando-se um forte bloco para competir com a Europa. Os Estados Unidos buscam expandir ainda mais o bloco, incorporando o Chile. O país ainda está em fase de negociação para se enquadrar no acordo econômico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?