DicasFree.com » Fruta » Fruta kiwi

Fruta kiwi

O kiwi é uma das frutas mais exóticas, mas fácil de ser encontrada em supermercados. Para melhor entender sobre a mesma e saber mais sobre os seus benefícios, confira nessa matéria e aprenda uma receita saborosa e saudável de Kiwi com morango.

     

Kiwi

O kiwi, chamado também de quiuí (escrita portuguesa), é uma exótica fruta exótica originaria da China. Sua capacidade de reprodução e vida ocorrem, principalmente, em lugares de ambiente temperado. A fruta tem um formato oval, de casca marrom claro e uma  fina pelugem.

Sua cor é verde, com traços bonitos e de aparência cuidada. Também observaremos algumas sementes na cor preta.  A fruta é rica em vitamina C e outras substâncias nutritivas como potássio, cálcio e fósforo. Outro nutriente importante é a pectina, a fibra é responsável por controlar os níveis de colesterol encontrados no sangue.

Não há uma quantidade elevada de calorias. A cada 100 gramas da fruta é equivalente a 50 calorias. Por obter um teor cítrico considerável, apresenta um gosto levemente azedo. Suas formas de preparação são variadas, contudo, é muito usado para o preparo de saladas, sorvetes e sucos.

Classificação científica

O kiwi é uma saborosa fruta, usada principalmente no preparo de sucos, doces e saladas

Kiwi (Foto: Reprodução)

» Família: Actinidiaceae

» Gênero: Actinidia

» Divisão: Magnoliophyta

» Reino: Plantae

» Ordem: Ericales

» Classe: Magnoliopsida

Por apresentar uma consistência cremosa e levemente azeda, é considerada uma das frutas mais refrescantes. Tem ação antioxidante, além de prevenir algumas doenças cardiovasculares, foro intestinal e cancro.

Também é recomendada por vários médicos, para ser consumida durante o período da gravidez. Isso porque a fruta apresenta papel importante na formação do material genético, criando anticorpos. Contudo, é necessário que faça essa ingestão quando o alimento ainda estiver cru.

O período de colheita do Kiwi ocorre, principalmente, no mês de Outubro. É possível que em algumas regiões esse tempo se estenda até o mês de Maio. Ao comprá-la em supermercados, é interessante que aperte a fruta com o polegar, isso para testificar de que a mesma esteja em seu ponto ideal de consumo.

Sobremesa fácil com kiwi

Receita de morangos com kiwi

Essa é uma deliciosa combinação de frutas, uma sobremesa saudável que pode ser servida a qualquer hora do dia

Sobremesa de morango com kiwi (Foto: Divulgação)

Você precisará de:

» 02 Bandejas de morango

» 04 Kiwis

» 01 Lata (ou caixinha) de creme de leite

Modo de preparo:

Depois de retirar a casca do kiwi, corte a fruta em rodelas razoavelmente (de espessura) grossas. Com os morangos, faça o mesmo. Para a decoração, é indicado que deixe cerca de 4 morangos inteiros. Escolha sempre o creme de leite sem soro.

Bata ele no liquidificador com dois morangos, ficará uma espécie de pasta. Essa você servirá uma colher em cada prato ou taça de sobremesa. Junte os morangos e kiwis de forma que as frutas fiquem intercaladas. Se achar necessário, você pode riscar o prato de sobremesa com leite condensado ou calda de morango.

A porção serve de 2 a 4 pessoas. O tempo de preparação é instantâneo e você poderá servir como sobremesa depois de qualquer refeição. É considerada uma sobremesa de baixo índice calórico. Vale a pena experimentar!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?