DicasFree.com » Saúde » É perigoso fazer uma radiografia?

É perigoso fazer uma radiografia?

A radiografia é um processo que auxilia médicos e clínicos para solucionar diversos problemas internos sem que haja a necessidade da abertura do corpo. Para saber um pouco mais sobre a radiografia, acompanhe este artigo.

     

Radiografia

Os famoso raio x trouxe ao mundo da medicina uma ajuda e tanto. O maior benefício é que, a partir de um raio x há possibilidade que você veja a parte interna de uma pessoa. O exame acontece internamente, permitindo que o médico vá direto ao ponto da doença, avalie e solucione o problema com rapidez.

Embora sejam importantes para a resolução de alguns problemas, o raio x também pode ser perigoso. A exposição a radiação pode levar médicos e pacientes á óbito, causar doenças e até contagiar comunidades. A radiação dos raios x são de cunho ionizantes.

O raio x é um processo necessário para exames internos, é um auxílio ao médico

Raio X (Foto: Divulgação)

É perigoso?

Quando os raios atingem o átomo, ele faz com que os elétrons sejam expulsos, criando no lugar um íon. Com as colisões existentes a todo o momento, a multiplicação de íons no corpo torna-se elevada fazendo com que a eletricidade aumente muito, com isso surgem os problemas celulares.

Dentre tantos malefícios, a quebra das cadeias do DNA são as piores. Uma vez que a mesma cadeia é quebrada, a mutação pode ocorrer facilmente, bem como a morte de um DNA. Isso pode fazer com que a célula  torne-se cancerígena.

Os cuidados na hora de realizar o procedimento de exame, usando o raio x, deve ser respeitado. Somente um profissional da área, tem capacidade para desenvolver tal atividade. Há estudos que permitem que o mesmo esteja apto á trabalhar com raio x. Também é interessante saber que ao desligar o botão (liga/desliga), toda radiação é interrompida!

Dúvidas

Grávidas não devem de maneira nenhuma se expor a raios x. Eles são perigosos e podem expor o bebê a doenças. Muitas pessoas também ficam em dúvida quanto ao poder de radioatividade no corpo humano. Depois de ser feito um raio x, nenhum paciente fica radioativo.

A sala onde é feito o procedimento, também não fica contaminada com as ondas. É totalmente seguro transitar pela mesma. Não existe perigo em fazer o exame de raio x, as doses usadas no processo são baixas, permitindo que o local e esteja seguro o tempo todo, não oferecendo riscos ao paciente.

As radiografias devem ser feitas, através de uma orientação médica e este ser um requisito clínico. Por fim, somente um profissional  da área poderá identificar possíveis anomalias no corpo humano através de um raio x. Segundo indicações médicas, o que deve ser protegido durante o processo é o abdômen.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?