DicasFree.com » Culinária » Dicas de receitas para a ceia de final de ano novo

Dicas de receitas para a ceia de final de ano novo

Confira aqui algumas dicas de receitas para a ceia tradicional do fim de ano. Surpreenda seus familiares com delícias na noite da virada!

     

Vai chegando o finalzinho do ano e eis que surge aquela preocupação: O que fazer na ceia de ano novo? Você que é cozinheira de primeira viagem ou deseja inovar esse ano, continue acompanhando este artigo.

Antes de mais nada é bom saber que uma “mesa farta” necessita de carnes, saladas variadas, lentilha, tortas e até o peixe, sem esquecer é claro das frutas. Mas para o preparo é bom que saiba quais as receitinhas adequadas, listaremos abaixo uma porção de opções para você, confira:

Peixe assado com batatas – O prato é leve e pode trazer uma melhor sensação ao corpo já que estará comendo grandes porções de carne vermelha e outras receitas nutridas de carboidratos em outras preparações.

Peixe assado com batatas (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://cozinhadaduxa.blogspot.com.br/

Salada de lentilha – Apesar de ser mais comum a lentilha cozida e temperada como o feijão, existe também a opção em salada. Ela é ideal para o acompanhamento de arroz branco e saladas de folhas.

Salada de lentilha (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://www.frangocompequi.com.br/

Pernil assado – Como de praxe não poderia faltar o famoso pernil assado, ele é muito simples em seu preparo. Basta temperar de um dia para o outro com alho e sal (somente), deixe descansar por cerca de 1 dia dentro da geladeira. No outro, basta enrolá-lo no papel alumínio e levar ao forno.

Pernil assado (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://nacozinhadamargo.blogspot.com/

Torta de romã – Essa é tradicionalmente servida nas ceias de natal e ano novo, principalmente nos estados sulistas. A torta de romã é gostosa e uma das melhores opções de doces para essa data.

Torta de romã (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://multticlique.com.br/

Gelatina colorida com leite condensado – Ainda falando em doce, a gelatina colorida é um prato simples que qualquer pessoa pode fazer. Basta prepará-las separadamente, cortar em cubos, levar a um recipiente e acrescentar o leite condensado. Fácil, né?

Gelatina colorida com leite condensado (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://cantinhogastronomico.blogspot.com.br/

Mousses em geral – Qualquer mousse é bem-vindo nessa data, não necessariamente precisa ser de um sabor específico. Inove!

Mousses (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://fritasecia.com.br/

Arroz com uvas passas – Também totalmente tradicional da época de natal, o arroz com uvas passas é bem simples em seu modo de preparo e totalmente saboroso. Precisará apenas de uma quantia de arroz e um pacote pequeno de uvas, cozinhe ambos juntos.

Arroz com uvas passas (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://cozinhafacil.blogspot.com.br/

Salada de folhosos – Para efetuar seu preparo, basta misturar uma boa quantia de folhas diferentes como: rúcula, alface, agrião, brócolis, entre outros. Depois basta temperar naturalmente (algumas pessoas optam por rodelas de cebola, o que dá um “tchan” ao prato), também adicione molho shoyo.

Salada (Foto: Reprodução)
Créditos da imagem: http://sojamania.com.br/

Dicas extras do que fazer com verduras:

  • Beterraba recheada
  • Berinjela a milanesa
  • Repolho em canudos
  • Carpaccio de abobrinha

Lembrando que é importante que mantenha uma mesa farta de frutas. Procure selecionar boas uvas, maçãs, bananas, laranjas descascadas, mamão, entre outras. Organize-os de forma bonita e atraente sobre a mesa, também ofereça facilidades na hora de comer como por exemplo já mantê-las descascadas e cortadas.

Aproveite bastante sua ceia e não se esqueça de convidar toda a família, até porque o espírito de natal é sem sombra de dúvidas o que une todos para uma grande celebração, o aniversário de Jesus Cristo! Aproveite esse período de paz!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?