DicasFree.com » Amor » Convite de casamento: Como fazer, Modelos, Dicas e Tipos de Papéis

Convite de casamento: Como fazer, Modelos, Dicas e Tipos de Papéis

O convite do casamento é parte essencial de toda a estrutura da grande festa e do grande dia tão esperado pelos noivos. Confira algumas dicas para escolher o convite certo.

     

Ao contrário do que muitos pensam, o convite do casamento não é um simples detalhe. Mais que isso, o convite expressa uma gama de significados tanto sobre a festa como sobre os noivos e é a porta de entrada para todos os convidados que o receberem.

Convite de Casamento passo a passo.

Por meio do estilo e do que está contido no convite, é possível identificar qual o tipo de festa será, suas dimensões, que roupa se deve utilizar, o estilo dos noivos, a religiosidade (se tiver), entre outros aspectos importantes que devem ser levados em consideração. Sendo mais direto, o convite transmite a essência de toda a celebração num primeiro momento.

Papel do Convite

Uma das coisas mais importantes a se atentar sobre o convite remete-se ao tipo de papel que será empregado na confecção da arte. Os tipos de papéis modificação a aparência e transmitirão o caráter formal, informal, descolado, religioso ou descontraído, dependendo da mensagem que se deseja transmitir. As comemorações tradicionais pedem papéis texturizados em microcotelê, se for mais rústico, vale a pena investir em papéis reciclados ou papéis semente. Os papéis de algodão são mais para quem deseja transmitir fineza e sensibilidade e os papéis mais coloridos e metálicos transmitem uma imagem descontraída.

Além disso, o tamanho e o estilo do convite é muito importante. Convites menores pressupõe festas menores ou mais simples e descontraídas. Convites maiores dão a impressão de festas mais complexas e de maiores proporções.

Texto do Convite

Geralmente, o texto transmite especificadamente sobre o casal. Evite coisas genéricas se preferir colocar algo que fale sobre o casamento. Se o casa for mais religioso, o interessante é colocar uma mensagem canônica – passagem bíblica no caso dos cristãos. Se for mais descolados, a letra de uma música ou algo engraçado. Frases românticas – escolha as mais bem elaboradas possíveis – são idéias para casais mais românticos. A tradicionalidade nos textos pode ser apresentada apenas como um texto convidando as pessoas, indo direto ao ponto.

Outra questão a ser levada em consideração é a fonte na qual serão escritos os textos. Normalmente, utiliza-se fontes mais estilizadas ou com tendências tradicionais europeias. A dica é escolher a que mais combina com o caráter da festa e com o papel do convite. A opinião de um profissional é sempre bem vinda nessas casos.

Estilo do Convite

Existem centenas de estilos para os convites. Os tradicionais geralmente são os mais utilizados. Não possuem muitas dobras – na maioria das vezes, uma dobra no canto superior direito ou algo parecido -, a presença de rendinhas é clássico e os detalhes em cetim dão um charme a parte. É moda gravar desenho simples como uma rosa ou uma margem florida e folhada em impressões de alto relevo no convite. Convites mais modernos podem ser apresentados como envelopes e em formas geométricas diferentes.

Ao final, o importante é que todas as escolhas combinem perfeitamente e passem a mensagem correta sobre os noivos e o tipo de festa que acontecerá. É aconselhável que os convites sejam feitos ao menos 6 meses antes da festa do casamento.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?