DicasFree.com » Animais » Comportamento estereotipado em animais

Comportamento estereotipado em animais

Se você deseja descobrir como reage um animal com comportamento estereotipado e quais as possíveis causas para o problema, confira no artigo a seguir.

     

Comportamento estereotipado

O comportamento estereotipado, para quem não sabe, é aquele onde o indivíduo passa a maior parte do seu tempo fazendo a mesma atividade. Comportamento repetitivo, sem sentido e com obsessividade. Em alguns casos, esse chega a ser tão intenso até levar o mesmo á total loucura.

Segundo a psiquiatria, é de total invariável e determinante repetindo a mesma atividade. Esses estão em formas verbais, posturais ou expressivos. Tudo está ligado a reação do animal seguindo com uma determinada atividade, que o levará para um mesmo caminho sempre.

Em animais

O comportamento estereotipado acontece também em animais (mais frequente). Geralmente ocorre naqueles que estão anos em cativeiro, sem condições vivendo no mesmo ambiente. O problema é desenvolvido com mais rapidez.

Os casos de comportamento estereotipado ocorrem principalmente em animais presos

Elefante preso (Foto: Divulgação)

Por estar em um ambiente fechado e sem a condição de movimentar adequadamente, acabam por enlouquecer. Os animais que apresentam esse tipo de complicação, geralmente são os encontrados em zoológicos, bem como ursos, leões e zebras. O comportamento destes é totalmente diferente daqueles que vivem na natureza.

Segundo pesquisas e estudos mais aprofundados, animais que vivem em cativeiro são 80% menos saudáveis do que os que estão na natureza, ainda que haja total cuidado. Animais silvestres não se adaptam (não importa o tempo) a cativeiros, mesmo que esses tenham crescido em jaula.

O habitat natural é de extrema importância, garantindo que eles vivam de acordo com sua natureza. Alguns tendem a lamber-se compulsivamente, ou até mesmo desenvolver outra atividade obsessiva. Os cavalos principalmente (dos animais rurais) também desenvolvem problemas com o comportamento estereotipado.

O problema pode afetar animais de todas as espécies, inclusive humanos. O tratamento é feito,no caso dos animais, com passeios longos na natureza. O psicológico e o emocional devem ser tratados junto a um especialista na área veterinária.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?