DicasFree.com » Escolar » Como os antigos mediam o tempo?

Como os antigos mediam o tempo?

Entenda neste artigo como era realizado a contagem do tempo, também saiba qual foi o primeiro relógio da humanidade. Outras informações sobre esta matéria você acompanha aqui.

     

O tempo é uma forma de medir o período das horas, dias, semanas, meses e anos. É responsável por sabermos quando comemorar uma data importante assim como o aniversário por exemplo. Há registros de que o tempo começou a ser medido pelos gregos, eles observaram que o Sol apontava no céu sempre num mesmo “horário” do dia. Então deram a esse ponto e fenômeno o horário de “meio-dia”.

Depois disso, foi ocorrendo aperfeiçoamentos com a criação do relógio do Sol. Eles também observavam que as sombras se faziam de acordo com o horário. Quando o Sol apontava no céu e não emitia nenhum tipo de sombra, sabiam então que esse era a metade do dia, no caso, ás seis horas da tarde (o que é hoje para nós), depois desse período é que se iniciava a noite.

O relógio do Sol é o instrumento de medição de tempo mais antigo que certamente você deve ter conhecimento, tem-se uma ideia de que ele fora inventado há mais ou menos 3500 anos atrás. Para entender como ele pode indicar as horas, será necessário observar um gnomon. Esse objeto fica localizado na parte superficial do relógio, de acordo com os movimentos da sombra é que se torna possível ver as horas.

Ampulheta (Foto: Reprodução)

Toda a ideia consiste especialmente na sombra se movendo de acordo com o movimento que a Terra faz em torno do Sol. Outro objeto peculiar que sempre ajudou os povos antigos eram os relógios de areia. Ficou também muito conhecido pelo nome de ampulheta. O instrumento é feito por dois recipientes que possuem um fino buraco, por ele é passada uma areia que mede o tempo. Para que o relógio “zere”, basta virá-lo de cabeça para baixo e o ciclo iniciará normalmente.

Depois desse, tiveram uma sucessão diferentes de relógios até chegar no que conhecemos hoje por analógico. O relógio de água fora o segundo apetrecho criado para medir o tempo. Muito tempo a frente, os suíços foram responsáveis pela criação do relógio de bolso que se tornou um artigo de luxo entre os europeus, logo mais a frente o relógio de pêndulo, hoje um dos artigos antigos mais famosos do mundo.

Por fim, o relógio de pulso fora inventado por um brasileiro, Santos Dumont foi responsável por tal proeza, fazendo com que o convencional relógio de bolso se transformasse em relógio de pulso. Dumont teve tal ideia, depois que percebeu que necessitava marcar as horas, mas não podia tirar as mãos do “volante” depois de criar a primeira aeronave.

Hoje em dia, nós temos relógios por todos os lados. Eles são mais utilizados nos pulsos e principalmente na tela do celular, o mecanismo que compõem tais aparelhos são naturalmente criados com a contagem de horas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?