DicasFree.com » Alimentos » Como higienizar os alimentos

Como higienizar os alimentos

A higienização dos alimentos é uma etapa essencial para evitar que contaminações possam agredir a saúde da sua família. Aprenda como fazer a higienização correta dos alimentos.

     

A indústria e a grande produção agrícola nos proporciona hoje em dia uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado. Desde frutas e verduras a biscoitos e carnes em geral embaladas.

Não importa o tipo de ponto de venda. Seja nas tradicionais e tão visitadas feiras brasileiras ou nos mais modernos mercados, todo o tipo de alimento estará sofrente influência dos diferentes ambientes e estocagens que esse passou até chegar na feira ou no estabelecimento comercial.

Higienizar os alimentos é essencial para evitar doenças e contaminações

Higienizar os alimentos é essencial para evitar doenças e contaminações

É essencial que os alimentos sejam higienizados assim que chegarem em casa, antes da estocagem doméstica. Confira logo abaixo as maneiras corretas para se higienizar cada tipo de aliemento:

Vegetais e folhas

Os vegetais de varias procedências podem ser higienizados forma bastante simples e eficaz segundo muitos nutricionistas. Basta colocar em uma bacia contendo 1 litro de água, uma colher de sopa de vinagre e deixar o vegetais com casca e folha por 5 a 10 minutos. Logo após esse procedimento, basta enxagua-los com água corrente e estocar na geladeira.

Enlatados

Os enlatados podem ser lavados mais facilmente pois estão fechados de forma a impedir que o conteúdo de dentro entre em contato com a parte exterior. Basta lava-los com água e sabão e loco após borrifar algumas gotas de álcool e espalhar com um pano limpo para melhor higienização.

Produtos embalados

Sacos de feijão, arroz, açúcar, farinha, biscoitos e outros produtos com embalagens plásticas também devem ser higienizados antes da estocagem. Para fazer isso, basta borrifar um pouco de álcool na embalagem e espalhar com um pano limpo. Se for preciso – caso a embalagem esteja empoeirada – passe um pano úmido – diferente do pano que passará o álcool – para tirar o excesso antes de passar o pano co álcool.

Ovos

Os ovos não devem ser lavados, pois possuem uma película natural que os protegem de muitas contaminações. Ao lavar-los, essa película normalmente sai e isso trará riscos maiores ao alimento. O que deve-se fazer é escolher a bandeja que contenha os ovos mais limpos e bonitos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?