DicasFree.com » ENEM » Como é feita a média do enem

Como é feita a média do enem

Para calcular a média das provas doENEM, o INEP utiliza um sistema TRI – Teoria da Resposta ao Item, por isso é difícil entender o cálculo, pois a nota dada dependerá da dificuldade das questões acertadas e das erradas.

     

O Exame Nacional do Ensino Médio obteve muita procura ao longo dos anos. Isso tudo por causa do Prouni, programa do governo que utiliza as notas obtidas no Enem para distribuir bolsas parciais e integrais em faculdades aos candidatos que alcançarem a média pré-determinada pelo sistema.

No entanto, os alunos antes de se inscreverem para tentar uma vaga em institutos de ensino superior, precisam alcançar a média do próprio Enem. Cada ano que se passa, o contéudo cobrado aumenta o nível de dificuldade através das matérias – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além da redação.

A prova estabelece cinco notas dessas 4 áreas de conhecimento mais a redação, que são calculadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que apresenta as médias da provas separadamente, seguindo a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A média de cada área de conhecimento dependerá da dificuldade das questões que forem acertadas ou erradas, a nota não é obtida pelo número de questões, por isso que candidatos como o mesmo número de questões corretas podem ter diferentes médias. No cálculo é feito primeiramente a soma das notas das provas objetivas, e depois as divide por quatro. Em seguida soma esse resultado com a nota da redação e divide novamente por dois.

O valor base das médias é de 500 pontos, o candidato portanto, precisa tirar notas acima desse valor para que a mesma seja utilizada em outros fins, como no Prouni e SiSU. De acordo com o MEC, no Prouni 2012, as notas deverão ser somadas e divididas por cinco, e não poderá ter nota zero na redação. O resultado deverá ser de no mínimo, 400 pontos. Já no SiSU 2012 cada instituição participante definirá os próprios pesos a cada uma das notas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?