Lugar onde viveu Jacques Bossuet

 Jacques Bénigne Bossuet foi um bispo e teólogo francês, vindo de ma família de magistrados importantes, por isso obteve uma educação super relevante durante a sua vida. Estudou num colégio de jesuítas na cidade de Dijon, na França, e quando estava com seus 15 anos de idade, cursou teologia no College de Navarre.

Em 1625 quando terminou seu doutorado, foi ordenado padre. Após isso continuou sua pesquisas e estudos até se transformar em um dos mais importantes teóricos do absolutismo. As ideias de Jacques seguiam o pensamento teórico absolutista, chegando a afirmar que os reis da época recebiam poderes divinos para governar.

Mesmo sendo um religioso, Bossuet era um formulador de ideias convenientes para o poder do rei, chegando a determinar em um documento depois da assembleia do clero feito nos anos entre 1681 e 1682, que o Papa só deveria ter poder nas questões relacionadas a religião, isentando-se do poder secular.

Jacques Bénigne Bossuet

O bispo Jacques Bossuet foi autor da obra “A Política tirada da Sagrada Escritura”, texto este que foi publicado depois de seu falecimento no ano de 1709. A ideia principal da obra o bispo faz uma defesa clara da origem divina no poder real – afirma que Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável.

Jacques Bénigne Bossuet viveu e morreu na França exercendo sua política de defensor real, através dos conhecimentos e autonomia religiosa. Não há informações suficientes sobre as causa d e seu falecimento, embora acreditem que fora de causa naturais, o bispo sucumbiu na cidade de Paris aos 79 anos de idade, no dia 12 de abril do ano de 1704.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.