DicasFree.com » Saúde » Dores na testa e na nuca

Dores na testa e na nuca

Dores na testa e na nuca são sintomas comuns em alguns tipos de dores de cabeça, ou cefaleias.Saiba mais sobre o assunto no decorrer da matéria.

     

As dores de cabeça são provavelmente as queixas mais habituais entre a maioria das pessoas no mundo. Também chamadas de cefaleias, as dores de cabeça podem ser atribuídas a diversos quadros clínicos, sendo na maioria das vezes não muito graves, mas podendo ser sinais de grande riscos.

Cerca de 90% dos casos de dor de cabeça acontecem por estarem relacionados a 3 síndromes muito comuns nos seres humanos. Os outros 10% tem como motivo, a ocorrência de outras doenças mais graves ou não. Para melhor entender, abordaremos sobre as três síndromes mais comuns.

A famosa enxaqueca

A enxaqueca pode ocorrer em homens e mulheres, sendo mais comum entre as mulheres. Caracteriza-se por uma dor em apenas um lado, porém com grande amplitude no lado afetado, podendo também aferindo sintomas como vômitos, tonturas, náuseas, intolerância a ambientes iluminados e poluição sonora.

Descubra os motivos das dores de cabeça (Foto: Reprodução)

Esse tipo de cefaleia costuma se repetir várias vezes no mês dependendo da pessoa e pode ser desencadeada por motivos bem comuns como a própria menstruação, consumo de anticoncepcionais ( no  caso das mulheres) inalação de fumaça ou perfumes muito fortes e até mesmo o consumo de alguns tipos de alimentos.

Cefaleia salvas

Talvez o tipo de cefaleia mais dolorosa, mas também ocorre com menos frequência. A cefaleia em salvas é um quadro onde os principais sintomas são a ocorrência de dores que alcançam seu ponto máximo de dor muito rápido, geralmente em uma limitada região atrás de um dos olhos, às vezes ocorrendo também vermelhidão do olho acometido, lacrimejamento e até coriza no nariz.

Esse tipo de dor tem frequência maior em indivíduos do sexo masculino e pode durar cerca de 30 minutos à aproximadamente 3 horas, dependendo do caso. Em casos mais graves, pode-se repetir até 3 vezes em um mesmo dia. O tratamento desse tipo de dor pode ser administrado com analgésicos.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é o tipo de dor de cabeça mais comum, sendo causado com mais frequência  entre as mulheres e podendo ter episódios que podem se repetir uma vez por mês correspondendo ao caso mais leve e de quinze vezes por mês, tornando-se crônico. Um ponto diferencial importante dessa cefaleia é a ausência de motivação aparente.

Basicamente, corresponde a uma dor que permeia envolta da circunferência da cabeça, podendo se estender ao pescoço e nuca, geralmente acometendo tensão na musculatura nessa área. O tipo de dor é geralmente moderada, assemelhando-se a uma aperto na cabeça, carregando por vezes sintomas como insônia, perda de apetite, irritabilidade e fadiga. Pode ser administrado com analgésicos e anti-inflamatórios.

Além dessas síndromes, casos menos frequentes podem ter motivações em outros quadros, como a sinusite, dores na coluna, dores na coluna cervical, meningite, neuralgia do trigêmeo, arterite temporal, AVC hemorrágico, aneurisma, tumor cerebral, herpes zoster e até mesmo o abuso de analgésicos.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?