DicasFree.com » História » Veja qual planta era usada pelos egípcios para escrever na antiguidade

Veja qual planta era usada pelos egípcios para escrever na antiguidade

Saiba como os antigos egípcios escreviam e qual planta permitia a fabricação do papel clicando no post.

     

Os egípcios são fonte de inspiração literária e cinematográfica até hoje para a indústria cultural. Sua cultura exótica e história marcante na África proporcionou um fascínio muito grande pelo Ocidente por essa antiga civilização que dominava técnicas de construção fascinantes e diversos outros conhecimentos.

Uma das principais características dos antigos egípcios, é o fato deles terem desenvolvido um sistema de escrita pictográfica, ou seja, hieróglifo. Esse sistema, apesar de um tanto complexo e conceitual, permitiu que essa civilização registra-se importantes momentos de sua história, sua cultura e seu dia a dia, facilitando principalmente os estudos sobre ela.

Papel Egípcio

As escrituras egípcias enfeitavam as paredes de tumbas, templos e palácios nas cidades do Nilo. Porém, não só nas paredes eram encontrados esses sistemas de linguagem pictográfico. Também em pergaminhos antigos era possível encontra-los e em boas condições de leitura.

Papiro

Papiro (Foto: Reprodução)

Esses pergaminhos eram conhecidos como papiros, mesmo nome que se dá a planta da qual se faz essa espécie de papel. Os antigos egípcios aperfeiçoaram técnicas que utilizavam o papiro (planta com aspecto de bambu) para confeccionar um material flexível e tangível com tinta.

Para confeccionar o papel, era retirada a parte branca e esponjosa encontrada dentro do papiro. Essa era então cortada em tiras que eram sobrepostas de forma cruzada e prensadas várias vezes. O resultado, depois de seco, era uma folha relativamente flexível e que se enrolava facilmente.

O papiro foi utilizado para esse fim não só no Egito antigo, como também na Pérsia, Babilônia, na região do oriente médio, na Grécia e em Roma. Essa planta era facilmente encontrada nas margens do Rio Nilo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?