DicasFree.com » Doença » Tromboflebite tratamento

Tromboflebite tratamento

Para mais informações sobre a tromboflebite, acompanhe este artigo e descubra suas principais características, bem com o tratamento.

     

Tromboflebite

Para quem não sabe, tromboflebite é uma doença que ataca as veias do sangue. Geralmente é causada devido a um coágulo. A inflamação ocorre e consequentemente a perna afetada acaba por aparentar inchaço. Se não tratada, a doença pode vir a ser resolvida somente através de amputação.

Não é muito comum, mas existem alguns fatores determinantes que podem ser relevantes na hora do aumento das possibilidades. Veja alguns casos que desencadeiam facilmente a tromboflebite.

  • Ser hospitalizado para cirurgia (geralmente de grande porte)
  • Coágulos de sangue que podem se desenvolver devido a distúrbios
  • Tempo excessivo em posição sentado

Há especificamente dois tipos diferentes da doença, a primeira delas é profunda e mais agravante, denominada trombose venenosa profunda, essa tem como principal ataque as veias profundas de tamanhos maiores. A segunda é a tromboflebite superficial, que não apresenta tamanha gravidade.

A tromboflebite é o inchaço da veia devido a coágulos no sangue.

Tromboflebite (Foto: Reprodução)

Aos primeiros sintomas da doença, você não deverá perder um segundo sequer. Procure o seu médico e peça orientações sobre a gravidade do problema em si, pode haver alterações de acordo com cada quadro clínico. Ao agravamento de qualquer um deles é necessário internação.

Sintomas

  • Inflamação (inchaço)
  • Dores na parte do corpo afetada
  • Vermelhidão da pele
  • Calor e sensibilidade sobre a veia

Dependendo do seu quadro, os tratamentos podem ser diferentes. Eles envolvem utensílios simples como meias de compressão ou tendem a ser mais arriscados como a cirurgia. Alguns também possuem tratamento através de medicamentos antibióticos (poderosos na reversão da inflamação).

Tratamento

  • Analgésicos
  • Antibióticos
  • Anticoagulantes
  • Anti-inflamatórios não-esteróides
  • Trombolíticos

Algumas técnicas também permitem que as dores diminuam, bem como o inchaço. Sendo essas: manter a pressão fora da área para que haja a diminuição da dor e do inchaço, manter a área afetada acima do corpo, estar em repouso. As meias, como dito acima, também são recomendadas.

Por fim, caso nenhuma das técnicas ou medicamentos sejam eficientes para melhoria ou desaparecimento da tromboflebite, será necessário a remoção da veia em trâmites cirúrgicos. Contudo esses são casos raros e extremamente dispensáveis enquanto houver possibilidade natural de cura.

Para se prevenir, você pode manter-se livre do sedentarismo. Também faça uma alimentação balanceada e visitas periódicas ao médico. Caso vá fazer uma viagem longa, certifique-se de manter-se em pé algumas horas, estique as pernas e beba o quanto de água puder.

As informações descritas neste artigo não dão diagnóstico, portanto procure seu médico aos primeiros sintomas. 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?