DicasFree.com » Alimentos » Segredos dos carboidratos

Segredos dos carboidratos

Segredos dos carboidratos, os carboidratos, conhecidos também como glucídeos, hidratos de carbono, glúcides, glícidos, glicídios, sacarídeos, glúcidos ou açúcares, são consideradas as biomoléculas mais abundantes encontradas na natureza, saiba mais sobre o assunto.

     

Os carboidratos, conhecidos também como glucídeos, hidratos de carbono, glúcides, glícidos, glicídios, sacarídeos, glúcidos ou açúcares, são consideradas as biomoléculas mais abundantes encontradas na natureza.

As biomoléculas dos carboidratos, são constituídas principalmente por hidrogênio, carbono e oxigênio, geralmente podendo ter a apresentação de fósforo, nitrogênio e até mesmo enxofre na sua composição. Os alimentos ricos em carboidratos são considerados as principais fontes de energia para o organismo.

De uma forma geral, os carboidratos desempenham funções de extrema importância no organismo, pois as células utilizam as fontes energéticas dos carboidratos para realizar principalmente as suas funções metabólicas.

Principais fontes de carboidratos :

  • Açúcares : frutose, mel entre outros.
  • Tubérculos : mandioca, batata, mandioquinha entre outros.
  • Cereais : milho, arroz, aveia, trigo entre outros.

Os carboidratos são divididos basicamente em três grupos principais, sendo, dissacarídeos, monossacarídeos que são denominados carboidratos simples, e os polissacarídeos que são denominados carboidratos complexos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?