DicasFree.com » Biologia » Reprodução das aves resumo

Reprodução das aves resumo

Clique e acesse um artigo que comenta sobre o funcionamento da reprodução das aves aqui no Dicas Free.

     

Os pássaros enfeitam os céus e intrigam os homens há milênios. A incrível variedade de cores em suas plumagens, os diferentes tipos de cantos caraterísticos, as maneiras de voar, os tamanhos e utilidades desses animais no dia de muitas sociedades, fez que a relação entre homem e pássaro fosse a mais plural possível.

Hoje, o homem aprendeu as técnicas de voo e superou a arte dos pássaros. A biologia, como ciência, estuda as particularidades naturais desses seres vislumbrantes que até a atualidade possuem seus enigmas e esquemas complexos. Logo abaixo, confira um pouco sobre a reprodução desses animais.

Reprodução das aves

Primeiramente, é importante saber que as aves são animais que possuem relações puramente dióica, ou seja, sempre haverá um macho e uma fêmea para que a a reprodução ocorra. Os estilos de transporte de material genético podem ser dois: quando o macho possui um órgão incubador (pênis) ou quando o macho e a fêmea trocam o material genético pelo contato com as cloacas.

Dança dos pinguins

Dança dos pinguins

A maioria dos machos não possui um órgão incubador, portanto utilizam o atrito entre as cloacas para a troca de material genético. Além disso, as aves serão sempre ovíparas e com exceção das espécies de morcego – que são mamíferas -, todas as aves precisam de alimentos externos trazidos pelos pais para sobreviver.

Acasalamento

É comum entre as aves uma época específica para se reproduzir. Isso significa que durante um período específico do ano, as espécies se encontram em uma local adequado para iniciarem o acasalamento.

Cada espécie possui um ritual de acasalamento. Esse ritual, na sua maioria das vezes, consiste em uma espécie de dança, na qual os indivíduos assumem seus papéis e trocam o material genético. A famosa dança dos pinguins é um bom exemplo para ilustrar esse tipo de reprodução.

O pavão macho exibe sua plumagem para atrair a fêmea

O pavão macho exibe sua plumagem para atrair a fêmea

Além disso, as aves também são conhecidas por conterem diferentes plumagens e aparências entre machos e fêmeas para o ritual da conquista. Geralmente, os machos possuem penas maiores, papo, cristas, e outras características que atraiam as fêmeas para a cópula ou para o início do ritual de acasalamento.

Após a troca genética, as fêmeas ficam um tempo em gestação, no qual são produzidos os ovos dentro de suas cavidades. Os ovos são lançados pela cloaca no ninho, uma espécie de local construído especialmente para esse momento, e tanto a fêmea como o macho revezam para chocar os ovos, garantindo que o calor contribua para o desenvolvimento do filhote.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?