DicasFree.com » Biologia » Quanto tempo é necessário para o solo se formar

Quanto tempo é necessário para o solo se formar

A formação dos solos é um processo de demasiada importância para o surgimento da vida na terra. Clique e entenda o processo de formação dos solos.

     

A formação dos solos propicia o surgimento da vida.

O Planeta Terra é até hoje um caso único e diferencial entre todos os planetas descobertos que podem ser observados até hoje. Por estar na zona habitável – uma zona na circunferência da estrela orbitada que proporciona temperaturas e condições necessárias para o surgimento da vida -, a Terra foi privilegiada com o dom da vida de diversas espécies animais.

Atualmente, outros planetas parecidos com a Terra vem sido observados por astrônomos de todo mundo na esperança de encontrarem outro sistema de vida inteligente ou não, fora de nosso planeta. Por enquanto nada fora encontrado e os astrônomos estão se esforçando mais para estudar esse “planetas gêmeos” da Terra.

A formação dos solos é um dos tópicos mais importantes para o surgimento da vida vegetal e para a manutenção e sobrevivência da vida animal. É pela formação dos solos que se possibilita a formação de ambientes propícios ao desenvolvimento de espécies inicialmente microscópicas que iniciarão vários processos químicos para o surgimento de outras formas de vida.

Os solos se formam devido fragmentação dos diversos tipos de rochas e minerais que com o passar dos anos se organizam em camadas diferentes e dispostas como “folhas”. Essas camadas acumulam nutrientes e partículas essenciais que em conjunto com outros fatores como temperatura, oxigênio, hidrogênio, carbono e etc, propiciam o surgimento de microrganismos unicelulares que desencadearão vários processos químicos.

Esses processos ajudarão no restante da composição do solo. O acúmulo de seres mortos e seus nutrientes depositados na terra causará o efeito de fertilização e assim o aparecimento de seres vegetais e gramas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?