DicasFree.com » Curiosidades » Qual parte do porco é o bacon?

Qual parte do porco é o bacon?

O bacon é uma paixão mundial, se você também é curioso e gostaria de entender de onde vem essa delicia, confira neste artigo.

     

Qual parte do porco é o bacon?

O bacon é faz parte de nossa alimentação diária. Ele pode ser preparado de várias formas, com ovos, no feijão, em receitas específicas e até mesmo em sanduíches. Muita gente, AMA bacon e faz questão de colocar essa parte suína em quase todas as refeições,mas nem sempre esse é um bom sinal, o bacon possui muita gordura, ainda que vegetal.

Embora tenham muitos interessados em refeições repletas de bacon, pouca gente sabe da onde ele vem. Sabemos inicialmente que faz parte do porco, mas de que parte? Dependendo do país em questão, a parte do bacon é retirada de lugares diferentes.

Há quem retire exclusivamente das laterais, próximo aos pernis ou até mesmo da área traseira. Mas curiosamente, no Estados Unidos o bacon é retirado da barriga. Próximo a essas áreas é que se retiram o famoso toucinho, um dos pratos brasileiros mais requisitados em bares e churrascarias.

Bacon (Foto: Reprodução)

Isso porque, é também nesse espaço onde está a maior parte da pele/couro do corpo do porco, bem como os músculos, gordura, costelas e os toráxicos. Depois de retirada, a peça do bacon passa por um processo de defumação, desossamento e “salgamento”. O hábito de comer bacon, veio do Estados Unidos.

Uma peça de bacon pode chegar a pesar 4,5 a 8 quilos e o seu valor ultrapassar R$50,00 reais. Ele é um ingrediente indispensável em lanchonetes, fast foods, restaurantes e todo ambiente que vende comida pronta. Contudo, tenha cuidado no consumo de bacon, uma fatia pode conter entre 20 e 32 calorias.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?