DicasFree.com » Biologia » Quais são as divisões dos músculos humanos?

Quais são as divisões dos músculos humanos?

Os agrupamentos musculares obedecem a divisões de acordo com o tipo de tecido muscular, número de tendões, localização e tipos de movimentação. Confira agora clicando no Aqui.

     

Os músculos do corpo humano possuem muitas funções importantes principalmente para o sistema locomotor. Os tecidos musculares estão presentes em todo o corpo  e fazem a ligação dos ossos com o sistema nervoso. Proporcionam estabilidade ao esqueleto e suas formas cruzadas permitem a locomoção externa e interna.

Classificações dos músculos

Para entendermos os músculos, precisamos classifica-los de algumas formas. Primeiramente, existem dois tipos básicos de músculos: o voluntários e os involuntários. Os músculos voluntários, como o próprio nome já se refere, são músculos que funcionam de acordo com a disposição e querer do indivíduo. Esses músculos também são classificados como estriados.

Músculos e tendões

Músculos e tendões (Foto: Reprodução)

Os músculos involuntários são assim chamados por não precisarem da vontade do indivíduo para funcionarem. Eles estão presentes nas paredes das vísceras, no sistema circulatório e no respiratório por exemplo. Não possuem estriamentos e por são classificados como músculos lisos. A exceção nesse caso são os músculos do coração, que apesar de involuntários, são estriados.

Os músculos também podem ser classificados de acordo com o número de extremidades de tendões. Os tendões fazem os ligamentos entre músculos, podendo ter até quatro ligações. Os bíceps possuem duas ligações de tendões, os tríceps possuem três e os quadríceps possuem quatro extremidades.

Os músculos também podem ser agrupados em determinadas áreas de corpo para facilitar o estudo. Obedecendo a partes mais genéricas do corpo, os músculos podem ser divididos em músculos da cabeça e do pescoço; músculos dos membros superiores; músculos do tórax e do abdome e músculos dos membros inferiores.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?