DicasFree.com » Doença » Pedra na vesícula sintomas

Pedra na vesícula sintomas

Pedras nos rins é decorrente de fatores como colesterol, má alimentação, falta de exercícios físicos, tabagismo, diabetes entre outros indicadores, o importante é ficar atento aos sintomas e consultar sempre um médico.

     

Os cálculos biliares são pequenas pedras que se formam na vesícula biliar, um órgão localizado no lobo inferior direito do fígado onde a bile se concentra e de onde é lançada sob a influência de um hormônio intestinal.

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e assim formar os cálculos na vesícula. Os mais recorrentes fatores de risco são: Colesterol, Vida sedentária, Diabetes, Obesidade, Hipertensão (pressão alta), Fumo, Predisposição, Uso prolongado de anticoncepcionais que eleva o nível de estrogênio, aumentando a incidência maior de cálculos biliares nas mulheres.

Se o cálculo for constituído por causa do colesterol, o uso de medicamentos que o diluem é o melhor tratamento. Nos demais casos é feita a laparoscopia, uma cirurgia realizada para retirar os cálculos renais. A pessoa precisa ser internada e assim acontece o procedimento. Também há o tratamento terapêutico, que fragmentam as pedras através de ondas de choque.

Em alguns casos, os cálculos podem ser assintomáticos ou seja, não apresentam qualquer sintoma, mas quando acontecem provocam um dor intensa do lado direito superior do abdome que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. Isso acontece porque algumas das pedras se alojam no duto biliar e bloqueiam o fluxo da bile para intestino. Geralmente as dores podem surgir meia hora após as refeições, com diferentes níveis de intensidade. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?