DicasFree.com » Biologia » Lipídios e nucleotídeos

Lipídios e nucleotídeos

Lipídeos e Nucleotídeos são importantes estruturas químicas que possuem influência sobre o corpo humano. Saiba mais sobre essas estruturas aqui no Dicas Free.

     

Na biologia, aprendemos sobre diversas estruturas químicas que atuam sobre o corpo humano das mais variadas formas. Essas estruturas podem ou não ser sintetizadas pelo próprio corpo, o que facilita bastante sua utilização. Caso não seja sintetizada, é necessário encontra-la em outros animais para suprir as necessidades biológicas.

Nesse artigo, estudaremos duas estruturas químicas importantes para o homem: os lipídeos e os nucleotídeos. Veremos suas utilidades e suas características logo abaixo.

Lipídeos

Os lipídeos podem ser explicados de maneira muito simples como óleos e gorduras. São estruturas que possuem aversão a moléculas de água, e que por isso não se dissolvem facilmente por ela. Para melhor entendermos, os lipídeos pode ser insaturados (óleos) e saturados (gorduras) e podem ser encontrados em diversos alimentos de origem vegetal e animal.

Lipídeo insaturado

Lipídeo insaturado (Foto:Divulgação)

Alimentos como frutas e vegetais podem conter lipídeos, como o coco, o abacate, também em carne vermelha, no leite da vaca, na manteiga e nos ovos de galinha. Todos os seres vivos conseguem sintetizar algum tipo de lipídeo, porém, é necessária a obtenção de outros tipos que não sejam sintetizados pelo corpo humano.

O papel dos lipídeos podem ser variados no corpo. Eles servem como matéria prima para confecção de camadas da parede celular (devido a hidrofobia), como também podem ser utilizados pelo corpo como reserva energética e isolante térmico.

Nucleotídeos

Os nucleotídeos são estruturas ácidas que são comumente encontradas no núcleo das células e estão ligadas diretamente com a produção de DNA e RNA por meio de processos químicos. Basicamente, as cadeias dos nucleotídeos são formadas por uma base hidrogenada e grupos de fosfato e glicínio.

Além disso, os nucleotídeos são responsáveis pela produção dos ácidos nucleicos, nesse caso em diferentes formas. Atuando nos processos metabólico das células, essas estruturas também são essenciais no transporte energético, como também na conservação dessa energia em ATP.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?