DicasFree.com » Biologia » Evolução Humana Biologia

Evolução Humana Biologia

A teoria da evolução é um assunto comentado e questionado há séculos. Para saber um pouco mais sobre esse ponto forte dos estudos biológicos confira a matéria e saiba também os pontos teóricos que divergem Lamarck e Darwin.

     

Evolução Humana

A Evolução Humana é um processo que ocorreu durante milhares de anos até que o homem se tornasse um ser pensante e menos instintivo. Há várias linhas que delineiam a teoria da evolução, o surgimento da Terra, entre outros mistérios ainda não desvendados.

A teoria da evolução busca respostas que testifiquem as suposições feitas através dos anos. As mudanças ocorridas, ao longo do processo, trazem com a história inúmeras perguntas que até hoje não obtivemos respostas. Alguns estudiosos acreditam que a concretização das mesmas, nunca será possível.

Darwin foi o primeiro homem a questionar sobre o assunto. Quando falamos em teoria da evolução, ele é o mais lembrado e sugerido para pesquisas e estudos. O modelo predominante das pesquisas que, atualmente, a a maioria dos estudiosos acreditam  ser, é o neodarwinismo.

Um pouco a frente, compreendemos as Leis de Wendel, que ajuda  a firmar as teorias de possibilidade de Darwin. A princípio o que temos é a suposição de que o homem evolui com um processo de mudanças ocorridas durante os anos.  Alguns até se arriscam a acreditar que ele possui uma ancestralidade dos macacos.

Alguns creem que é improvável um animal (irracional) se tornar um humano (racional). Outras pessoas, abominam esse tipo de pensamento, deixando claro sua crença de que o homem fora feito por Deus, no qual tirou uma de suas costelas e criou a mulher, segundo escritos da Bíblia Sagrada.

A luta entre uma crença e outra perdura por milhares de anos. Até hoje não há indícios de que haja um vencedor nessa batalha tão antiga.  Ciência x Religião, é uma luta constante, atual, que não traz consigo mortes, como em tempos antigos.  Pensar diferente era uma sentença de morte há alguns séculos atrás ( principalmente na idade média).

O quê sabe é que os  humanos são derivados de uma família de primatas cujo nome era Hominidae. Depois de muitas pesquisas, milhares de fósseis foram encontrados que “comprovem” a veracidade desta afirmação. Outro grande pensador foi Lamarck que acreditava que somente os seres humanos poderiam evoluir.

Enquanto Darwin tinha plena certeza de que algum dia, todos os animais se tornariam evoluídos de alguma forma. A “evolução” para ambos se tratava de maneira distinta. Lamarck se relacionava a ela como um processo de melhoramento pessoal e evolução interna, principalmente sobre preconceitos e padrões estabelecidos pela época.

Isso realmente aconteceu, a modernidade tomou conta do ser humano que atualmente enfrenta menos problemas relacionados ás suas opções, sejam essas sexuais ou comportamentais. Já para Darwin, a evolução se daria á aparência, afirmando que macacos ainda continuariam a se transformar em homens, andando sobre os dois pés.

Até hoje não se vê vestígios de que isso realmente aconteceu na história, desde que começaram a relatar as ciências e especificar os estudos, nenhum macaco tomou forma humana. Por isso, parte dos seguidores do cientista deixaram de acreditar em sua teoria. E o mistério continua sem ser desvendado.

Etapas da evolução

→ Primatas

 Hominoides

 Hominídeos

→ Homo habilis

 Homo erectus

 Homem de Neandertal

 Homo sapiens

As etapas da evolução ocorreram ao longo dos anos

A evolução do homem segundo Charles Darwin.
(Foto: Reprodução)

Dentre as pesquisas, também foram encontrados fósseis de dinossauros e outras características da real existência de cada etapa da evolução. Contudo, nada foi realmente comprovado devido a falta de provas que realmente prove o ocorrido. Entretanto, a ciência nunca desistirá dessa intrigante incógnita.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?