Doenças cardiovasculares hereditárias

Você sabe quais são as doenças cardiovasculares? Para entender melhor, é preciso saber que elas estão automaticamente ligadas ao coração. Geralmente comprometem o funcionamento do órgão e ainda podem trazer complicações maiores. A mais comum entre elas é a Doença das Artérias Coronárias. Conheceremos também outros tipos de doenças desse mesmo cunho que são transmitidas hereditariamente.

  • Doença das artérias coronárias
  • Ataque cardíaco
  • Angina
  • Síndrome coronariana aguda
  • Aneurisma da aorta
  • Arritmias
  • Doença cardíaca congênita
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença cardíaca reumática

Diversos são os fatores que podem colocar a vida de uma pessoa em risco. Quando ela tem casos na família, parentes que desenvolveram tais doenças relacionadas ao coração, é possível que estejam mais propensas a tal. Alguns tipos de hábitos não-saudáveis também ajudam a desenvolvê-las. É indispensável que você se preocupe com a prevenção, pois ela é quem ajudará evitar essas doenças. É importante que acabe com hábitos como:

Os batimentos cardíacos são determinantes para o bom funcionamento do corpo.
Batimentos cardíacos (Foto: Reprodução)
  • Fumar
  • Beber em excesso
  • Estar acima do peso
  • Dietas muito restritivas

Também é interessante que mantenha os níveis de colesterol e pressão alta em dia. Não se esqueça dos testes de diabetes regularmente, prefira sempre alimentos ricos em proteínas evitando carboidratos densos e alimentos gordurosos. Mantenha uma ingestão de líquidos sempre alta, sempre preferindo os naturais como sucos ou água. Além do fator “hereditariedade” é muito provável que você desenvolva tais doenças apenas por outras condições médicas ou estilo de vida.

Fatores imutáveis

Há especificamente 3 fatores imutáveis que também ajudam no processo de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dentre eles, teremos:

Idade – Fator determinante no desenvolvimento. Estudos já comprovaram que cerca de 80% dos pacientes que estão em tais condições já ultrapassaram a faixa dos 65 anos de idade. Mulheres que tem ataque cardíaco nessa idade possuem chance de vir a óbito em poucas semanas, a melhor arma ainda é a prevenção.

Sexo – Os estudos também comprovaram que os homens estão mais vulneráveis, as chances de sofrerem ataques cardíacos chegam a ser bem maiores do que no caso das mulheres. Ainda que as mulheres estejam na menopausa (idade mais comum) elas ainda continuam sendo minoria com relação aos ataques.

Hereditariedade – A hipertensão arterial é um problema muito comum em pessoas de pele negra, eles são os mais afetados com a doença que geralmente vem de avós ou pais. Os seus filhos também estarão em risco, bem como qualquer outra pessoa que possuir o sangue de um afetado.

Por incrível que pareça, o uso de anticoncepcionais também pode ser um agravante quando se trata de doenças cardiovasculares. É por isso que tomar o medicamento por si próprio não é recomendado. Converse com seu médico antes de fazer uso periódico de qualquer medicamento, para qualquer finalidade. O estresse também é um ponto colaborador, tenha sempre uma atividade cotidiana que permita a eliminação do carregamento diário.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *