DicasFree.com » Infantil » Desenvolvimento infantil

Desenvolvimento infantil

Confira no artigo qual a importância dada do desenvolvimento infantil e quais são as mudanças representativas ao longo das diferentes fases.

     

O período entre 0 e 6 anos de idade de uma criança, consiste na mais importante fase de seu desenvolvimento, denominados como fundamentais para a formação integral de um indivíduo, seja menina ou menino. Nessa fase, a criança obterá oportunidades para explanar a maior parte do potencial mental que se estenderá até a sua fase adulta. Portanto, é de extrema importância haver uma atenção maior aos pequenos quando pertencerem a faixa etária.

A assistência e preocupação nessa idade irá colaborar diretamente no desempenho da criança na escola, a lidar com situações adversas, autoproteção, desenvolvimento da autoestima, fatores de aprendizagem, formação das relações, entre outras questões. Denominada como primeira infância, nesse período, a criança adquire todo o conhecimento sobre noção de espaço, tempo, coordenação motora, percepção auditiva e visual, atenção, memória, equilíbrio, sociabilidade e uma série de ações importantes para o próprio desenvolvimento do ser humano.

desenvolvimento infantil

Cada fase do desenvolvimento infantil é composta por diferentes processos de aprendizado.

Isso tudo pode acontecer nessa fase da vida porque o próprio cérebro, está numa condição aspiração muito acelerada, da mesma forma que pode absorver tudo o que é lhe imposto, também pode facilmente ser influenciado por fatores biológicos, psicossociais, tipo de ambiente em que se vive, e etc. Certamente, tudo o que for apresentado a criança no período da primeira infância, ou parte disso, irá afetar sua capacidade estrutural e funcional, influenciando de maneira positiva ou negativa.

Cada uma da fases do desenvolvimento infantil, possui sua limitações, e em maioria dos períodos, a motivação criada pelos pais e/ou responsáveis, acabam auxiliando no crescimento da criança, seja ele intelectual, cognitivo, físico motor e afins. A criança com idade de 0 a 1 ano, apresentará uma mudança significativa de comportamento que claramente irá demonstrar os passos de seu desenvolvimento. Inicialmente reage a barulhos, podendo identificar vozes e consegue movimentar lentamente os pés e as mãos.

A partir de 1 ano já pode se sentar, levantar, se apoiar e até mesmo andar. De agora em diante, todos os processos de desenvolvimento social, emocional, físico e intelectual vai variar muito de acordo com a convivência que a criança possui. Mas numa visão geral, a mesma consegue identificar objetos, pessoas, alimentos, e ainda conseguirá aos poucos entender as situações que podem lhe favorecer e o que não pode ser feito, como a comum atitude de fazer carinhos nos pais a fim de ganhar algo, ou não mexer em algo que poderá repercutir num castigo, por exemplo.

desenvolvimento infantil

A escola bem como a educação familiar é de tamanha influência para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança.

Com aproximados 4 anos, já tem uma memória e capacidade de concentração mais elevada, capaz de realizar uma atividade de maneira concentrada por longos períodos de tempo. Intensifica a capacidade de formar imagens mentais de tudo o que vê, podendo até mesmo levar à compreensão de alguns conceitos, que logicamente estarão relacionados a criação e ajuda dos pais. Com idade entre 5 e 6 anos, já consegue comer sem ajuda, aponta preferências de alimentos, e apresenta uma maior independência quanto a sua higiene, modo de vestir, gostos e etc. Sua atividade motora também já está bastante apurada, com maior controle dos movimentos.

Se houver interação com os pais principalmente nas questões intelectuais, a crianças aos 6 asnos de idade, já consegue falar diversas palavras de maneira fluente, e ainda pode utilizar corretamente o plural, tempos verbais e até mesmo pronomes. Existe nessa fase um enorme interesse pelas palavras e a linguagem, portanto a motivação de terceiros será de grande valia para essa área do desenvolvimento infantil. Questões afetivas são absorvidas nitidamente pelas crianças, o que implica que toda e qualquer situação que seja condicionada irá influenciar no seu comportamento e sentimentalismo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?