DicasFree.com » Curiosidades » Curiosidades da Espanha

Curiosidades da Espanha

Conheça um pouco mais sobre a Espanha e suas particularidades dentro das informações do artigo.

     

A Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França, e possui uma centena de fatos que deixam qualquer turista muito curioso. Sua extensão ocupa a maior parte da Península Ibérica e ainda dois arquipélagos principais, as Ilhas Canárias no Oceano Atlântico e as Ilhas Baleares no Mar Mediterrâneo.

Por ter índice considerado extremo de emissões de CO2, a Espanha tem sido o país europeu com maior vulnerabilidade ao efeito estufa. Portanto, a maioria de suas cidades possuem grande poluição atmosférica. A cultura espanhola possui origens baseadas nas culturas ibéricas, latinas, celta e etc., e por causa disso costumam manter práticas um tanto polêmicas como as touradas.

tourada

Polêmica apresentação.

A crueldade vista com os animais divide os próprios habitantes, em partes acreditam que seja mesmo algo tradicional que é pouco perigoso. Mas outros já acham que isso é uma atividade maldosa tanto com os animais, como também apela em alguns momentos para o risco da vida de humanos, tanto na tourada quanto na corrida onde se tem o costume de soltar um touro no meio das ruas.

A língua materna da Espanha é o espanhol, mas o país é multilíngue portanto 98.9% falam espanhol e 89% dos a denomina como castelhano. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro falam espanhol, justamente porque o idioma tem sido uma alternativa mais fácil para substituir o inglês, idioma este visto como mundial. O espanhol ainda é a língua oficial em mais 21 países e a segunda língua mais utilizada na comunicação internacional.

Apesar de ter uma monarquia parlamentar, governada por um monarca hereditário, capaz de exercer o cargo de Chefe de Estado, a Espanha também possui um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente do Governo, que exerce como Chefe de Governo. No entanto, todos e o poder judicial formado por Juizados e Tribunais, administram tudo em nome do Rei da Espanha.

Juan Carlos da Espanha - Na Espanha existe um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales.

Juan Carlos da Espanha – Na Espanha existe um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales.

A Espanha é um dos países europeus mais descentralizados, uma vez que seus diferentes territórios realizam a administração de maneira local, desce o sistema de saúde, educação e alguns aspectos do orçamento público. Em Navarra, por exemplo, o orçamento é administrado sem contabilidade. Já na Catalunha, existem polícias próprias totalmente operativas e de forte autonomia.

Com a crise econômica mais recente, a Espanha atual possui economia na história e os monumentos culturais, bem com a sua posição geográfica, que movimentam ainda e em grande escala, o turismo do país. Principalmente nas ilhas espanholas, estão a maior concentração de turistas, seja nas Baleares ou nas Canárias, as famosas Ibiza, Menorca e Mallorca.

A culinária espanhola varia de região para região, compõe então diferentes tipos de pratos devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática. O alto consumo de azeite e o alho, produtos típicos mediterrâneos é algo muito comum de se ver no País, que também é famoso por causa do saboroso prato espanhol, a paella e outras especialidades, como tortilla de patatas, o chorizo e o jamón.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?