DicasFree.com » Doença » Correr reduz o risco de doenças crônicas

Correr reduz o risco de doenças crônicas

Os exercícios aeróbicos são importantes por diversos motivos e agora, eles também previnem doenças crônicas. Saiba mais sobre o assunto aqui no Dicas Free!

     

Você já pensou que sair correndo por aí fosse um bom exercício para prolongar seu tempo de vida?

O costume de correr, seja no período da manhã ou tarde, pode ser importante e funcional no combate a doenças crônicas. Além disso, é possível que a prática tão simples ajude a prolongar a vida com qualidade, principalmente em pessoas de meia-idade.

A atividade física aeróbica desse cunho é capaz de permitir que você tenha um envelhecimento saudável, fazendo com que muitas doenças sejam impedidas em seu desenvolvimento. O estudo que comprovou tal expectativa fora realizado pela Cooper, nos Estados Unidos.

As pesquisas feitas em décadas, afirmam que o exercício é capaz de:

  • Diminuir os riscos de morte
  • Diminuir os ricos de doenças cardiovasculares
  • Diminuir os índices de colesterol ruim
  • Controlar a pressão arterial

Manter o corpo saudável e em forma, não está ligado somente a estética. As pessoas que costumam ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente também apresentam mais tempo de vida. Algumas chegam a viver até 100 anos ou mais.

Ser mais saudável

Correr (Foto: Reprodução)

As mulheres são as mais propensas a se manterem saudáveis, enquanto os homens são  “desleixados” com o próprio corpo. Isso faz com que anualmente sejam reconhecidos muito mais casos de morte por doenças crônicas envolvendo homens entre 45 e 80 anos.

Contudo, nem tudo está baseado apenas na prática da corrida diária. É indispensável também que você mantenha uma alimentação regrada a:

  • Pouca gordura
  • Pouco carboidrato
  • Pouca açúcar

Segundo as pesquisas feitas pela Cooper, cerca de 20% das pessoas que começaram a praticar tal exercício diminuíram e muito a chance do desenvolvimento das doenças crônicas como:

  • Insuficiência cardíaca
  • Mal de Alzheimer
  • Câncer de cólon

Com o auxílio da boa alimentação.

Os médicos recomendam que todos tenhamos uma vida mais saudável, em especial aqueles que estão entre 50 e 85 anos. Já que essa é a idade onde o sistema imunológico naturalmente abaixa, deixando propenso ao desenvolvimento de vários distúrbios no que se refere a saúde.

Em caso de interesse na atividade, é recomendado procurar um especialista antes de iniciar a prática, pois você precisará de algumas técnicas que envolvem respiração e posicionamento na corrida. O mais indicado é que procure uma academia de ginástica e se matricule.

Lembrando sempre que é preciso saber (por meio de um médico) se você possui “licença” para a corrida, já que esse exercício aumenta os batimentos cardíacos e força o corpo a trabalhar mais que o comum. Se está iniciando, comece com longas e tranquilas caminhadas, aumentando o ritmo gradativamente.

Um pouco de senso e força de vontade será suficiente para começar a mudar (a partir de hoje) seu quadro de saúde! Não espere mais, já está comprovado que corrida é vida!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?