DicasFree.com » Variados » Como jogar RPG?

Como jogar RPG?

O jogo de RPG é muito conhecido entre os jovens e adolescentes. Não sabe como jogar? Sem problemas, a gente te ensina! Aprenda agora aqui no Dicas Free!

     

RPG é um jogo em que os praticantes assumem papéis de personagens que eles mesmos criam, assim como as narrativas das tramas. O progresso do jogo se dá de acordo com as regras impostas pelos próprios jogadores, dentro das quais eles podem até improvisar.

É um jogo que possui uma gama de modelos que muitas vezes é difícil determinar quais podem ou não serem classificadas em um mesmo grupo. O mais tradicional é o jogo de mesa, oriundo dos Estados Unidos na primeira metade da década de 70. Ele se diferencia de outros jogos por raramente ter ganhadores e perdedores.

O jogo que “interpreta personagens” agrada jovens e adultos já que alimentam a imaginação, aguçam cada vez mais a cooperação e também o raciocínio lógico.

Até pouco tempo atrás o jogo foi confundido com “ocultismo” e chegou a ser proibido em alguns países, simplesmente pelo fato de serem possuidores de uma imagem de magia, o que não tem muito a ver com o chamado ocultismo. Até hoje vários livros são lançados e, quando não adequados, vão para a faixa restrita para maiores de 18 anos.

Como jogar?

Personagens de um jogo de RPG (Foto:Reprodução)

Muito simples, você precisa ter uma mesa para 6 pessoas, um tabuleiro e dados. O RPG costuma ser jogado sobre a mesa porque, durante o jogo, os participantes precisam fazer anotações, consultar regras e alterar fichas.

As “fichas”, são semelhantes a formulários que cada personagem possui e irá usar no decorrer do jogo. Servem para anotar características, habilidades, poderes, equipamentos, fraquezas e outros dados. Também funcionam como diário para anotar o que ganhou e perdeu.

O jogo é baseado em uma história e elaborada pelo mestre, os jogadores atuam nela como protagonistas. Os heróis que entram na “campanha” são impostos a diversos desafios para que consigam chegar ao objetivo final. Não se trata de um jogo individual, o interesse deve ser coletivo.

Enquanto o enredo é narrado, os dados são lançados a cada um em sua vez, com a criação de suas personagens, denotam suas características principais para que o restante do grupo tome conhecimento. Cada jogar diz o que irá fazer, quais poderes usar e porquê usar. Tecnicamente falando, o jogo é a base do diálogo entre os jogadores. Lembrando que o ambiente da trama influencia muito no comportamento e na estrutura das figuras assim como os nomes, poderes, etc.

É um jogo que rende horas e horas de muita diversão em meio a imaginação. Caso queira conhecer e jogar RPG é interessante que tenha um livro, esse pode ser facilmente adquirido em livrarias ou lojas de brinquedos.

Boa diversão!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?