DicasFree.com » Animais » Como evitar a cegueira do cachorro

Como evitar a cegueira do cachorro

Os cães podem, por diversos motivos, virem a ter problemas oculares que resultem na perda parcial ou total da visão. Entenda um pouco mais sobre o assunto saiba como prevenir.

     

Os cachorros estão entre os animais mais companheiros e domesticáveis que um homem pode ter em seu lar e junto a sua família. Obedientes, leais e dóceis na maioria das vezes, os cachorros desempenham funções tão significativas que as vezes passam a se tornar parte essencial do convívio e importância familiar em algumas casas.

Essa importância é refletiva também nos cuidados com o bichinho, já que como todos os animais, está suscetível a doenças e a problemas de saúde diversos que podem acabar comprometendo seu desempenho e sua alegria de viver. Um dos problemas mais fáceis de perceber é a cegueira canina, seja ela total ou parcial.

cegueira canina sintomas e tratamentos

Identificando a cegueira

Os cães quase sempre são alegres e dispostos a fazer quaisquer atividades, sejam sozinhos ou até mesmo com o companheiro humano. Porém, quando algum está com algum princípio de cegueira ou cegueira total, é possível perceber o medo e a indisposição no bichinho.

É comum que cães com problemas de visão evitem andar por escadas, seja para desce-las ou subi-las, tendem a ficar mais parados em locais abertos, isolam-se e dificilmente brincam. Isso acontece porque eles já não mais enxergam o mundo da mesma maneira e isso os deixa assustados.

Prevenindo a cegueira

Poucas coisas podem ser feitas para prevenir esse caso, porém essas poucas coisas  são essenciais para prevenir uma série de outros problemas que o cachorro possa vir a ter.

Alem de cuidar bem do bichinho, dar banhos frequentes – uma vez por semana -, sair para brincar sempre que puder – para evitar que ele tenham vontade de fugir – e sempre ficar atento a qualquer mudança comportamental, é importante que os donos cumpram com a tabela de vacinação canina, para assim evitar tanto a cegueira como outros problemas infecciosos.

Meu cão está cego, o que eu faço?

Primeiramente, o mais correto a se fazer é leva-lo a algum veterinário de confiança que possa analisa-lo com calma e dar o diagnóstico certo. Algumas cegueiras são reversíveis com cirurgia ou tratamento e isso pode revigorar o seu pet.

Se a cegueira não for reversível não se desespere. Cães tem uma incrível capacidade de adaptação e em questão de algumas semanas, ele irá poder desviar dos objetos por ter decorado o lugar desses.

Duas dicas importantes nesse caso são: não mudar os móveis de lugar para que seu bichinho sempre saiba por onde está andando e sempre dar o máximo de carinho e atenção que puder, para que o cão não fique depressivo e infeliz.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?