DicasFree.com » Variados » Como controlar as despesas domésticas?

Como controlar as despesas domésticas?

Organizar suas despesas domésticas mensalmente pode ser uma tarefa difícil se não houver esforço. Com um pouco de organização e cuidado, você poderá controlar seu orçamento e ainda se surpreender com quanto dinheiro poderá sobrar. Confira mais sobre o assunto.

     

Orçamento doméstico

Fechar todos os meses no azul, pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Hoje em dia, com os preços abusivos tendemos a fechar os meses no vermelho sempre. Isso pode mudar, se houver organização, pesquisas e controle com o orçamento diário. Verá a diferença no fechamento das contas ao fim de todos os meses.

Há alguns métodos de organização que você poderá utilizar para melhor atender a necessidade de organização ao fim do mês. Antes de mais nada, precisa entender que suas contas devem ser dividas em FIXAS, VARIÁVEIS e ESPECIAIS. Priorizar o que realmente é importante é um passo e tanto.

Antes de mais nada, precisa entender qual a sua fonte de renda. Se você é assalariado, saiba que só poderá contar com aquele valor em especial, sem adicionais. Procure priorizar o que realmente for importante e entender que o que estiver na casa VARIÁVEIS, deve ser deixado para quando houver “folga” no orçamento, desde que o mesmo seja superficial.

Organizar o orçamento mensal é importante para se ter uma melhoria da vida

Orçamento mensal (Foto: Reprodução)

Organização

Você precisará do auxílio de uma pasta organizadora (de elástico com separação) e um caderninho onde colocará todas as contas em dia. Primeiramente, tenha o hábito de escrever tudo o que comprar. Mesmo que seja insignificante aos seus olhos, todos os preços devem ser colocados no papel.

Isso facilitará muito as coisas. Ao fim do mês, saberá exatamente no que esteve gastando todo seu dinheiro, ao calcular todos os valores, entenderá onde pode haver corte de gastos, o que é necessário para melhor atender suas necessidades e ainda poupar algum dinheiro para o futuro.

Despesas

» Fixas As contas fixas são aquelas mensais. Sabemos que essas são prioridade, como por exemplo o pagamento do aluguel ou prestação da casa, prestação do carro, escola das crianças e tudo que for prioritário. Essas não devem de maneira nenhuma passar um mês sem seu eventual pagamento.

» Variáveis As variáveis são todas aquelas que não possuem pagamento mensal. Contudo, elas podem entrar no orçamento, também podem ser calculadas como variáveis, despesas pequenas como uma ida ao supermercado, compra de cosméticos, um sapato ou peça de roupa, e coisas em geral nessa linha.

» Especiais As contas especiais são aquelas emergenciais. Isso pode ocorrer quando menos esperamos, a ida ao hospital, compra de remédios, quebra de alguma peça do carro e tantas outras emergências que temos que lidar mais dia, menos dia. É importante que você tenha uma reserva.

Existem alguns programas na internet, que permitem uma espécie de planilha mensal. Para melhor se organizar, basta baixar um destes e fazer o controle dos seus gastos através deles. Depois disso, basta verificar qual é o seu real saldo. Enfim, subtrair pelas contas e ver o quanto realmente lhe sobra.

Ir uma vez ao restaurante, passear com os amigos e afins, é importante. Mas não deve ser feito mais de uma vez ao mês, o gasto excessivo e sem volta são desnecessários e podem impedir de ter uma vida melhor. Pense nisso e organize seu orçamento através de anotações e paciência.

Também é importante que guarde todas as suas contas. Elas serviram para lhe mostrar se está ou não melhorando a maneira como lida com seu dinheiro, verá através dela uma testificação de melhoria no seu orçamento e qualidade de vida. Com sua agenda, planilha e pasta, poderá entender o real valor do seu dinheiro e ainda organizar as contas sem sustos ao fim do mês.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?