DicasFree.com » Biologia » Animais que vivem em grupo

Animais que vivem em grupo

Os animais são seres fantásticos que podem se relacionar em grupos e sociedades. Clique e saiba mais sobre esses seres.

     

Matilha de Lobos

Passou-se o tempo em que se acreditava que os animais eram simples seres irracionais, desprovidos de inteligência e organização. Estudos da academia revelam o quão ignorantes somos ao acreditar nessas idéias preconceituosas.

A cada novo estudo, os animais tornam-se mais intrigantes aos pesquisadores. Ironicamente, cada um deles possui uma “personalidade“, um modo de ser e suas vontades. O comportamento dos indivíduos é também afetado pelo meio e pelos acontecimentos a sua volta. As reações são diferentes e as atitudes também.

Existem muitas espécies de animais que se assemelham mais ainda conosco. São animais que vivem em grupos ou sociedades que possui divisões de trabalho, cargos, funções e dispõe também de ritos culturais.

Esses animais utilizam complexos sistemas de linguagem para se comunicar e exercer determinadas funções e obrigações nos grupos. A divisão de trabalhos e funções distribuídas onde todo o grupo é beneficiado denomina-se Sociedade. Ex: Abelhas e formigas.

Existem outros tipos de grupos de animais com outras estruturas. As Colônias caracterizam os grupos de animais que só conseguem sobreviver em grupo. Suas funções são tão interligadas e necessárias que um só indivíduo não é capaz de sobreviver só. Ex: Coral cérebro.

Os grupos também podem ocorrer com animais de espécies diferentes que se ajudam numa relação de Mutualismo. Essa relação acontece quando um animal está interligado ao outro de forma que um produz algo de positivo para o outro e isso lhes garante a sobrevivência. Os dois lados são beneficiados. Ex: Microorganismos do sistema digestivo humano, abelhas e flores.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?