DicasFree.com » Animais » Animais e plantas em extinção no Brasil

Animais e plantas em extinção no Brasil

Os animais em extinção estão cada dia mais comuns no solo brasileiro, para saber mais informações acompanhe este artigo e fique por dentro dos principais motivos desse problema.

     

Extinção no Brasil

Os animais no Brasil, estão cada dia mais escassos devido a dois problemas bastante comuns que estão inseridos no meio ambiente. O tráfico de animais e a diminuição considerável de flores, são os principais problemas. Devido a esse fato, cada vez mais, é possível ver os nossos animais silvestres brasileiros sendo extintos.

O Governo, vem a cada dia tentando buscar uma solução para acabar definitivamente com esses problemas. Não só no Brasil, mas em todos os lugares do mundo, há infelizmente esse problema devido a irresponsabilidade ambiental das pessoas. Os recursos para reversão dos casos estão sendo investidos, na intenção de acabar com a violência com animais.

Além dos animais, também há uma quantidade absurda de plantas em extinção. O principal motivo desse tipo de problema, é o desmatamento, bem como a poluição e todo tipo de agressão ao meio ambiente. As práticas ilegais, fazem com que todo o processo de ambientação seja alterado, formando defeitos no meio ambiente.

Animais

Anta -

anta

As antas são animais que vivem sempre muito próximos de correntes de água. É um mamífero da família  tapirídeos. Possivelmente pode-se encontrar as antas em qualquer lugar da América do Sul. Seu peso está calculado há 300 kg, juntamente com aproximadamente 108 de altura. O principal motivo de sua extinção se deve ao fato, da falta de habitats naturais condizentes com seu estilo de vida.

Ariranha -ariranha

Existem alguns outros nomes dados para ariranha, bem como: onça d’água, lontra gigante e lontra do rio. É um mamífero mais encontrado nas regiões pantanais. No Rio Amazonas, é possível encontrá-las passeando a beira das águas e até se deparar com alguns dos seus poucos filhotes. A lontra gigante está sendo extinta, com seus 180 metros de altura, é difícil encontrar um bom lugar para viver já que as matas estão cada vez mais escassas e proporcionando uma vida cada dia menos favorável a esse tipo de animal.

Onça Pintada -

onça pintada

A Onça Pintada, é um dos animais mais bonitos de toda a fauna brasileira. Por ser manchado com várias pintas pretas e uma cor alaranjada, faz com que muitas mulheres imitem sua pele em tecidos. Devido a sua beleza, é o tipo de animal muito traficado. Esse tipo de prática, faz com que sua espécie seja extinta cada dia mais. Há programas de conscientização em prol da Onça Pintada.

Perereca Verde -

perereca verde

Mais conhecida por ser um animal vivendo em remanescentes de florestas, a perereca verde se reproduz através de larvas deixadas em solos. Poderá ser mais encontrada próximo as localidades de Pernambuco, devido a falta de habitat natural, está cada vez mais escassa no meio ambiente. A estimativa que se tem, é que sua espécie só viva por apenas 50 anos.

Mico Leão Dourado -

mico leão dourado

O Mico Leão Dourado por sua vez, pode ser encontrado mais precisamente nos arredores do Rio de Janeiro. É o tipo de espécie que luta até seu fim para defender o habitat em que vive. Seu costume é viver em grupos de micos, aproximadamente 8 da espécie. Está sendo extinto devido o tráfico de animais que vem crescendo a cada ano.

 

Plantas

Pinheiro do parana

pinheiro do paraná

O pinheiro do paraná é uma enorme arvore que pode ser encontrada no estado do Paraná. Além de medir entre 25 e 50 centímetros, sua casca é grossa e por diversas vezes usada como remédio medicinal. Geralmente sua cor é acinzentada e ela produz bela folhagem na época da primavera. Principal motivo de extinção é o desmatamento das florestas e matas. A árvore é uma das espécies mais antigas encontradas no território paranaense.

Mogno -

mogno

Também sendo uma árvore grande, o mogno é extremamente especial ao meio ambiente. Medindo cerca de 30 cm, ele tem uma cor avermelhada que encanta a muitos devido sua beleza. Com um tronco reto, sua folhagem é sempre muito verde acompanhada de belas flores brancas. Seu fruto é bastante pequeno, podendo ser comparado facilmente a uma cápsula.

Andiroba -

andiroba

 Também medindo cerca de 30 cm, a Andiroba é uma linda árvore. Seu tronco é extremamente grosso se tornando alvo das mais variadas formas de desmatadores. Devido a esse problema, há um expectativa de vida muito pequena para ela. Ganhou o nome científico de Carapa.

Grumixama -

grumixama

 Medindo cerca de 20 metros, a grumixama é uma árvore de tronco curto que tem folhas de cor verde escura. Devido a sua beleza e a largura de seu tronco é muito desmatada, sendo a principal fonte de madeireiras ilegais e fontes clandestinas. Esse é um problema que vem atingindo a maioria das árvores de sua espécie, tornando muito difícil a cultivação e desenvolvimento do ciclo.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?