DicasFree.com » Menstruação Atrasada » Veja os motivos da sua menstruação atrasada

Veja os motivos da sua menstruação atrasada

Menstruação atrasada? Sem pânico! Confira as diversas possibilidades vinculadas a esse acontecimento, aqui no DicasFree.

     

Sem dúvida alguma, o grande terror das mulheres, principalmente as mais jovens, é a menstruação atrasada. O primeiro motivo e mais óbvio é a gravidez, e isso por si só já é motivo para grandes preocupações de vida. Apesar desse ser o “motivo principal! Na maioria das vezes que a menstruação atrasa, a mulher não está necessariamente grávida.

Existem muitos outros motivos que podem influenciar num possível atraso do ciclo menstrual e conhece-los é essencial não só para manter a calma nessas horas, mas também para entender melhor sobre o seu próprio corpo. Visando esclarecer esses motivos, o DicasFree preparou uma lista de possíveis motivos para atrasos na menstruação.

Stress

O ciclo menstrual é muito ligado a mulher em geral, sendo que situações de ansiedade e stress podem interferir e atrasar a menstruação em alguns dias. Essa situação acaba sendo muito comum, pois os surtos de ansiedade podem acontecer com trabalho excessivo, situações traumáticas, términos de relacionamento, brigas conjugais, etc.

Até mesmo o stress pode estar relacionado aos atrasos menstruais (Foto: Reprodução)

Medicamentos e doenças

Alguns medicamentos podem interferir no ciclo menstrual da mulher, ocasionando em atrasos. Remédios antidepressivos, corticoides, imunossupressores, quimioterapia em geral, anti hipertensivos podem interferir nesse sentido. No caso dos antibióticos, o atraso pode estar vinculado mais a doença que está sendo tratada, como uma gripe, outras viroses e infecções simples ou mais complexas.

Ciclo irregular

Muitas mulheres não tem o ciclo bem definido e isso influi diretamente na contagem dos dias. Mesmo que na tabelinha esteja tudo certo, é possível que menstruação venha bem antes ou depois do tempo previsto. Nesse caso, é recomendado que falar com seu médico ginecologista para receitar um bom anticoncepcional. Além de evitar a concepção indesejada, torna o ciclo regular.

Emagrecimento e obesidade

As gorduras contribuem na produção de estrogênio, que é intimamente ligado a ovulação. Mulheres obesas podem ter um atraso na menstruação devido a produção desse hormônio em excesso. Mulheres que emagreceram muito em um pequeno período de tempo também podem apresentar atrasos, afinal, menos gordura, menos produção de estrogênio. No caso de magreza extrema, com em quadros de anorexia, é possível que ovulação seja interrompida.

Amamentação

Mulheres que tiveram um filho recentemente podem ficar um tempo de ovulação devido a produção de hormônios responsáveis pela produção do leite materno.

Menarca

A menarca é o primeiro ciclo menstrual e costuma vir na adolescência e em alguns casos, durante a infância feminina. É comum que os primeiros anos de menstruação sejam irregulares, ou seja, tenham atrasos frequentes.

SOP, amenorreia e menopausa

A síndrome dos ovários policísticos pode ser responsável pelo atraso e até amenorreia em alguns casos. Isso porque nesse quadro, a mulher acaba produzindo androgênios em excesso, inibindo a ovulação. Outros problemas também podem ser associados a amenorreia como os problemas de tireoide. Por último, a menopausa pode estar associada a falhas no ciclo menstrual. Costuma ocorrer aos 45 à 60 anos, dependendo da mulher.

Gravidez

A gravidez é o motivo talvez mais óbvio. Quando ocorre a concepção, a parede do endométrio não se descama, pois todo o material (descartado como menstruação em caso de não concepção) será utilizado para suprir o zigoto que mais tarde tornar-se-á um bebê.

Pausas no anticoncepcional

Tanto pausas como a troca de anticoncepcionais podem surtir efeito na menstruação, podendo ocasionar em atrasos ou até amenorreias temporárias. Algumas mulheres podem demorar de 3 à 6 meses (depois de uso do anticoncepcional por anos) para normalizar o ciclo depois da parada total com anticoncepcional.

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?