DicasFree.com » Variados » Sobremesa para o natal diet

Sobremesa para o natal diet

O Manjar Branco, além de um doce histórico e tradicional da cozinha luso-afro-brasileira é uma ótima dica para sobremesa diet no natal. Confira!

     

Tradicional Manjar Branco luso brasileiro.

A ceia de natal é algo imensamente simbólico e indispensável nas festividades de fim de ano. A presença da ceia traz a festividade um caráter de fartura familiar e atrai os convidados a mesa para juntos, possam apreciar dos sabores e aproveitar a noite com o sentido que ela tem: a união.

Após os pratos essencialmente salgados, é comum que as ceias sejam compostas de vários tipo de doces em um segundo momento. As sobremesas estendem a experiência da ceia e geralmente são muito esperadas. Afinal, todos gostam de doces!

Todos gostam mas nem todos podem come-los. Algumas pessoas podem dispor de problemas de saúde que impeça o bom funcionamento do corpo em relação a glicose, outros simplesmente desejam perder peso e não querem sair do foco. Para ambos os casos, não seria justo deixa-los sem participar da segunda parte – e talvez melhor – da ceia. Para essa ocasião, preparei uma receita com conteúdo especial.

Muitos não sabem, mas o manjar é um doce muito histórico e pertencente a tradição lusitana e luso brasileira. Advindo dos convívio cultural com os mouros – como eram chamados os judeus em Portugal – que detinham pratos culinários doces sofisticados, os portugueses desenvolveram um gosto especial pelos doces. A mistura da cozinha oriental com a cozinha europeia produziu muitos alimentos diferentes que hoje os temos comumente em nossas casas.

O manjar foi  uma receita fruto desse sincretismo culinário. Acredita-se que fora desenvolvido pela princesa Maria de Portugal no século XVI quando foi encontrada detalhada em seu livro de receitas. A princesa maria levou esse gosto a Nápoles quando fora se casar com o duque Alexandre de Farnésio. O manjar branco da princesa, sempre apreciado por quem degustava, foi se consolidando ao longo da história portuguesa.

Foi trago até o Brasil quando ainda colônia de Portugal. Aqui, a influência da culinária africana fazia-se muito forte e presente das casas dos colonos. Os percursos históricos fizeram com que o manjar mudasse sua receita e adquirisse novos elementos. A substituição de um dos ingredientes pelo famoso leite de coco deu a originalidade do manjar branco de hoje.

Tendo em vista todo esse valor histórico cultural, que tal por a mesa  um manjar branco diet para seus convidados?

Manjar branco Diet – Receita

  • 50 g de coco ralado sem açúcar
  • 1 vidro pequeno de leite de coco (diet)
  • 1 xícara de chá de maisena
  • 1 litro de leite desnatado
  • 4 colheres de sopa de açúcar (diet)

Misture o leite de coco diet, o açúcar diet, a maisena e o leite desnatado em uma panela e deixe ferver a fogo alto. Quando ferver, deixe em fogo baixo e acrescente o coco ralado. A partir daí deixe ao fogo sem parar de mexer por 5 minutos. Deixe esfriar e coloque na forma que desejar, desde que umedecida com água e leve a geladeira. É importante que cubra a forma com papel filme antes de por a geladeira.

Para fazer a calda, basta adicionar 8 ameixas sem caroço, meia xícara de açúcar light e uma xícara de água numa panela a fogo baixo até que sobre apenas a metade de todo o líquido. Derrame-a por cima do manjar quando este estiver consistente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?