DicasFree.com » Variados » Símbolos natalinos

Símbolos natalinos

Saiba quais são e o que representam os principais símbolos natalinos clicando no post aqui no Dicas Free!

     

O Natal é uma data mística e milenar. Antes mesmo de possuir todo o imaginário cristão, as festividades natalinas era em cada etnia, algo diferente, como no Egito antigo, em regiões da Babilônia e em Roma. O mais próximo de nós que pode ser citado, eram as festas a Vênus, Netuno e Sol, realizadas pelos romanos quase no mesmo período em que hoje celebramos o natal.

Até mesmo o costume de trocar presentes já remodelava a época em Roma. Essas festividades, apesar de serem consideradas pagãs pela igreja católica quando o cristianismo foi incorporado como religião oficial no império romano, foram incorporadas as festas católicas com novos significados.

O Símbolos Natalinos

Uma data com tantos sincretismos e heranças culturais de vários povos não poderia deixar suas simbologias de lado. O Natal de hoje possui vários símbolos e saber o significado de cada um é também adentrar ainda mais na importância e culturalidade da data. Confira logo abaixo, os símbolos natalinos.

Árvore de Natal e a estrela no topo

Nas celebrações em Roma, era comum que os antigos habitantes daquela região colocassem uma tora de madeira em suas casas. Durante a cristandade, esse simbolismo passaria a uma árvore inteira, principalmente após a Reforma Protestante.

Arvore de Natal

Arvore de Natal

Ao que dizem, Martinho Lutero, ao ver estrelas por entre os ramos de um pinheiro deve a ideia de coloca-lo em sua casa e, no lugar das estrelas, ascender velas para conseguir um efeito parecido. Essa tradição foi se alimentando e os enfeites, primeiramente as bolas de natal, simbolizavam os frutos da árvore.

A estrela que geralmente fica no topo da árvore de natal é uma clara referência a estrela guia, astro luminoso que levou os reis magos até o nascimento de Jesus Cristo.

Presépio

Presépio

Presépio

É a representação imagética do nascimento de Cristo. O natal foi atribuído ao nascimento de Jesus Cristo pela igreja católica e, desde então, celebra-se o dia 24 para o 25 de Dezembro como data oficial do nascimento do divino. O primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis, na Itália.

Ceia de Natal

A ceia de natal, antes das influências católicas, eram os grandes banquetes realizados nas festas da Babilônia e do Egito. Também em Roma havia esse tipo de comemoração em algumas regiões.

Ceia pós moderna

Ceia pós moderna

Com a as influências católicas, a ceia foi significada como a última ceia de Cristo. Seria então um modo essencialmente bíblico de relembrar o sofrimento de Cristo Jesus em sua data de nascimento. A ceia une não só a morte, mas o nascer de cristo. Relembra suas virtudes, seus feitos e sua mensagem. Também é o momento de alegria e confraternização em família.

Papai Noel e presentes

Muito se especula sobre a figura do papai noel. Mas ao que se sabe, tratava-se de um bispo bondoso na cidade de Mira, região da Ásia Menor no século IV que presenteava principalmente crianças pobres enquanto dormiam na noite de natal. As primeiras representações do bom velho eram de roupas marrons ou verdes.

Representação pictoresca de papai noel

Representação pictoresca de papai noel

Por incrível que pareça, o papai noel recebeu a coloração vermelha devido a intensa publicidade da coca cola, que utilizou o personagem para vender ainda mais seu produto da época do natal.

Os presentes, não só são uma referência ao bispo de Mira, mas também aos presentes dados a Jesus em seu nascimento pelos reis magos. É uma maneira de presentear um conhecido e ao mesmo tempo lembrar e imortalizar essa parte do nascimento de Jesus.

Sinos de Natal

Sinos natalinos

Sinos natalinos

Possuem maior simbologia católica. Os sinos representam a sonoridade da palavra divina, a expressão do povo de Deus e a expansão de sua misericórdia.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?