DicasFree.com » História » Revolução Russa conclusão e resumo histórico

Revolução Russa conclusão e resumo histórico

A Revolução Russa foi de vital importância para o estabelecimento do Estado Socialista que culminaria na futura União Soviética. Saiba mais clicando aqui.

     

No século XIX, a Rússia não se parecia em quase nada com a Rússia que hoje conhecemos. Era uma país essencialmente agrário que ainda se baseava nos moldes da servidão, no estabelecimento e continuidade das nobrezas, péssimas políticas públicas e com a forte presença do absolutismo.

A insatisfação popular e burguesa com o Estado Russo e com os quereres do Czar acabou por promover imensas passeatas e abaixo assinados para melhorias em vários setores em 1907. Apesar da resposta ter vindo em forma de massacre por Czar, algumas das reivindicações foram atendidas como a elaboração do parlamento.

Revolução Russa

Revolução Russa

As derrotas

Com a derrota russa em conflitos internacionais principalmente devido ao atraso industrial e político as demais potências europeias, o Czar determinou o fim da servidão e iniciou uma pequena distribuição de terras aos camponeses que puderam produzir e experimentar aumento populacional. A estratégia acalmou por um breve período de tempo os ânimos do povo russo que a cada dia via os problemas da fome se alavancarem.

As influências das doutrinas marxistas acabou por fortalecer algumas camadas sociais que se reuniram em partidos políticos. Os dois partidos afluentes dessas ideias ficaram conhecidos como os Bolcheviques e os Mencheviques. Os primeiros defendiam a tomada do governo russo pela força e os segundos defendiam as transformações através de reformas políticas.

Revolução Russa

A então denominada Revolução Russa seria divida em duas etapas de um mesmo ano, 1917. A primeira, caracterizada pela renúncia do Czar Nicolau II pelas inúmeras pressões sociais no mês de março daquele ano. Este seria o último Czar russo a reinar no Estado. Após a renúncia a Duma (parlamento russo) estabeleceu um governo provisório de aspirações liberais.

A segunda etapa da Revolução se deu pelo avançar das tropas de milícias lideradas pelo partido Bolchevique para a capital Moscou. Essas milícias derrubaram o governo provisório e iniciaram o governo de tendências socialistas que imediatamente destituiu as terras da igreja, da burguesia e da nobreza e as distribuiu entre camponeses. Estatizou a grande maioria dos negócios do país, dando um grande controle governamental sobre esses.

Aos poucos a economia russa começara a ser estimulada e as determinações de Stálin (próximo governante após a morte de Lênin) alcançou níveis altíssimos de industrialização, tornando o país uma grande potência mundial.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?